O evento “Soure Templário” assinala amanhã a comemoração da doação do Castelo, por D. Teresa, aos Templários. Organizado pela Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ), pelo Município e pela Comenda Templária de Soure, celebra o dia em que o Castelo de Soure foi entregue à Ordem dos Templários,precisamente a 19 de março de 1128.
Esta é uma data que a autarquia tem vindo a assinalar ao longo dos anos, procurando afirmar a importância histórica, cultural e militar do tema “Templários”. A celebração conta com um programa alargado, que envolve desde danças medievais, tertúlias, apresentação de livros e o espetáculo “Armis Muros”, interpretado pela Banda do Cercal.
A comemoração inicia-se pelas 10h00 com animações de rua. Segue-se, às 12h30, o hastear da bandeira Templária, no Castelo. A assinatura do protocolo de cooperação com a OPCTJ e o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro está marcado para as 14h45, seguido do “À conversa com”, no Centro Interpretativo do Espaço Muralhado, com José Medeiros. Na altura, vai ser também apresentado o livro “Usos e cerimónias da nossa Ordem de Cristo”. Por volta das 16h00, o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, abre o programa “Tertúlia no Acampamento – Soure no mapa Templário”. A celebração termina com um espetáculo de “Armis Muros”, a partir das 21h00, na Praça da República.