O volume de negócios das 50 maiores empresas do concelho de Penacova ultrapassou os 245,226 milhões de euros no ano de 2023, registando um aumento financeiro de mais 68 milhões de euros do que em 2021 (último ano que foi contabilizado)
Apesar de haver este crescimento em termos económicos, que permite crescer e desenvolver o setor empresarial no concelho, o mesmo não se verifica em termos de empregabilidade, registando-se uma descida no número de empregos, assegurando atualmente 1.299 postos de trabalho, menos quase uma centena face a 2021.
Segundo os dados da Informa, o topo da tabela das 50 maiores empresas de Penacova traz grandes novidade com a GS Fuel, LDA a evidenciar-se no primeiro lugar e a registar uma subida surpreendente, da 35.ª posição para a primeira posição, com um volume de negócios de 44,533 milhões de euros. A empresa de comércio por grosso de produtos petrolíferos, localizada em Silveirinho, em 2021 registou faturação de pouco mais de um milhão e contava apenas com um empregado, sendo que agora contabiliza quatro postos de trabalho. A empresa cresceu fortemente no seu ramo e destaca-se em grande margem das restantes 49.
O segundo lugar mantém-se a Águas das Caldas de Penacova, situada na Ponte, com um volume de negócios de 30.755 milhões de euros, um aumento de perto de 10 milhões de euros face a 2021. A nível de emprego houve também um aumento de 16 postos de trabalho.
A assumir a terceira posição está Transportes Marginal do Mondego, S.A. que desce do primeiro lugar e regista 18.915 milhões de euros de faturação e 111 colaboradores, menos 132 face ao ano de comparação.
Também o quarto lugar teve mudanças. JTSL – Soluções Técnicas Manutenção Metalomecânica, S.A. desceu uma posição e contabiliza mais de 17.426 milhões de euros. Localizada na Alagoa, a empresa de reparação e manutenção de máquinas e equipamentos é a detentora do maior número de postos de trabalho com 235.
A fechar o top 5 do ranking das maiores empresas de Penacova está a Eólica da Linha, S.A. que também regista cerca de 17 milhões de euros.
Empresas crescem
Em sexto lugar surge a Fozvias, Unipessoal, SA, situada na Espinheira, com uma faturação superior a 10 milhões de euros, refletindo-se num aumento de perto de três milhões. A nível de emprego, a empresa de preparação dos locais de construção, que no ranking de 2021 assumia a sétima posição, conta na sua equipa com mais 15 colaboradores, totalizando 59 postos de trabalho.
O sétimo lugar corresponde à Supertábua – Supermercados LDA com um volume de faturação de 8.461 milhões de euros. Situada no Bairro, a empresa de comércio a retalho em supermercados e hipermercados totaliza 38 postos de trabalho.
Veiga Lopes, SA, empresa de construção de edifícios, localizada na Aveleira, está em 8.º lugar com uma margem muito reduzida em relação ao correspondente do 7.º lugar, com 8.426 milhões de euros de volume de negócios. A empresa de construção admitiu apenas mais dois funcionários, totalizando 48 trabalhadores.
A nona posição é ocupada pela empresa Macop – Materiais de Construção, S.A. com mais de seis milhões de euros de faturação. Já a fechar o top 10 está a R2P – Reciclagem e peças, S.A com 4.729 milhões de euros.
A fechar a tabela, em 50.º lugar está a Farmácia Luz Marques, LDA que regista um volume de faturação de um milhão de euros. A empresa tem sete colaboradores. Em 2021 ocupava o 40.º posto na tabela, tendo o mesmo número de trabalhadores.
Na listagem feita pela Informa das 50 maiores empresas de Penacova correspondente ao ano 2023 é possível verificar que entraram 14 novas empresas para o ranking relativamente ao ano de 2021.