23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

LUCINDA FERREIRA

Ser Livre

26 de Outubro 2018

Livre é aquele que tem capacidade para escolher o seu melhor! Exige responsabilidade e compromissos. Perante o espetáculo da vida, por vezes há muita coisa errada que temos que mudar com urgência, se não queremos afundar totalmente!

Hoje, falo de… FLUIR! O que é fluir? O que fazer para fluir? Benefícios desta postura? Cada experiência que vivenciamos nos transforma. Modifica o nosso agir. Sentir e pensar. Dependendo da importância que damos ao mundo que nos rodeia e em que também somos atores, assim agimos. Acontecem de repente, circunstâncias que nos perturbam tanto, que perdemos o pé.

Não sabemos como agir. Obcecados, agarramo-nos aos nossos conceitos de perfeição, que já não funcionam. Apegamo-nos a um futuro ideal, para abafarmos a frustração, o desconforto e a insegurança.

Então e agora, qual o modo mais inteligente de viver?

Fluir é em todas as circunstâncias da vida, situações e momentos diversos, a solução!

Fluir é não lutar contra a corrente, perdendo energia. Tempo e muitas vezes, cultivando a raiva. O desespero. A discórdia. A infelicidade. Provocando e vivendo guerras. Sentindo-se isolado. Infeliz. Incompreendido.

Lutar contra a corrente acarreta o risco de afogamento. Esforço desmesurado. Exaustão!

O que é então necessário, com a tal responsabilidade e compromisso, aprender com urgência? Fluir! (Refiro que há uma condição básica para incorporar qualquer conhecimento. É preciso humildade. Despojamento do Ego, para se apetrechar com novos saberes… Quem pensa que já sabe tudo, pouca capacidade revela para se enriquecer com novos saberes. (…). Aliás, os que já sabem tudo, muitas vezes, são os mais necessitados de aprender!).

Recordemos o grande filósofo grego, Sócrates, que afirmava “Só sei que nada sei”. Assim é. Quanto mais estudamos, mais compreendemos que tão pouco sabemos.

Para esse desafio tomar forma há que… Aceitar o que acontece é uma premissa básica. Isto em vez de lutar. Aceitar em vez de a todo o custo, com a força do ego poderoso e obstinado, querer controlar tudo e todos. Aceitar com amor, o que vida nos traz. Deixar-se surpreender pelo que de belo, nos é oferecido em cada momento, é a opção mais maravilhosa da vida. Praticar a gratidão por tudo. Em tudo. E… com todos. Praticar a paciência em cada segundo da existência afasta a angústia e a preocupação. Viver o presente: o aqui e agora, é uma das premissas mais importantes, pois o passado pode angustiar e o futuro gera ansiedade. Libertar-se através da aceitação dos medos, que impedem o crescimento. Abraçar o inesperado com satisfação. Humildade para aprender com tudo e com todos, a agir na vida, sem o controle de cada momento, deixando fluir o incontrolável. Perceber que cada momento da existência é único, precisa da nossa melhor atenção e vivência plena.

Meditar é imprescindível! É uma prática muito simples, que mesmo para melhoria na saúde se aconselha. Entrar em contacto consigo mesmo. Despertar o seu interior e sensibilidade são alguns dos benefícios da meditação.

No fundo, tudo o que necessitamos é perceber que chegou a hora, de vivermos pelo Coração!

Todos temos um despertar, mais tarde ou mais cedo. Quando ele chega, a nossa vida muda para melhor!

Esta proposta de FLUIR que benefícios traz aos humanos? (Nada é para sempre, dizemos, mas há momentos que parecem ficar suspensos, pairando sobre o fluir inexorável do tempo. – José Saramago)

Viver mais intensamente, sendo assim mais feliz! Grande harmonia que assim é gerada, trazendo calma e tranquilidade ao nosso viver. Alegria pela constante surpresa. Aberto ao que acontece e que não depende de nosso controle, tantas vezes errado e mesquinho. Relaxamento. Liberta-nos da culpa. Da preocupação excessiva. Estado de alerta tão esgotante. Das expectativas que tanta frustração arrasta consigo. Tensões doentias. Desapego das pessoas e das coisas, apreciando. Saboreando muito mais tudo o que temos e nos rodeia.

Enfim FLUIR…

Deixa as coisas acontecer mostrando o caminho por onde temos que ir, vivendo plenamente. Deixa experimentar momentos de modo autêntico. Deixa brotar a nossa criatividade, pois nos sentimos mais livres. Deixa as nossas decisões mais certeiras. A felicidade reina, pois ligados ao presente não há culpas nem ansiedades.

Apreciamos o verdadeiro valor das coisas e das pessoas que cruzamos, pois deixar fluir nos aproxima do nosso interior, vivendo plenamente e em paz, apreciando com sabor especial, tudo que a vida nos oferece

E… com gratidão vivemos plenamente!

O que espera para refletir seriamente neste assunto e provocar a mudança na sua vida. Aqui e Agora?

Tudo é energia tudo é questão de se deixa fluir
A arte está nem todo canto, todo lugar, basta olhar com os olhos da alma e do coração” – Pablo Martins.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM