O Café Santa Cruz, situado na Praça 8 de Maio, na Baixa de Coimbra, integra o Museu do Turismo, sendo o primeiro o primeiro Café Histórico a estar presente com uma sala no considerado “maior museu do mundo”, dedicada à história da cidade e daquele estabelecimento que alcança o centenário no próximo ano (2023).
Entre o espólio presente na “sala 50”, inaugurada no passado sábado (25 de junho) e que contou com a presença do coordenador do Museu, Alberto Coello, encontram-se por exemplo fotografias de antigos gerentes e colaboradores do Café Santa Cruz, a imagem de uma tertúlia sobre futebol, onde foram exibidas a primeira Taça de Portugal conquistada pela Académica e a de 2012 e o registo da festa do União de Coimbra na subida à 1.ª divisão em 1971.
A adesão do Café Santa Cruz à iniciativa foi pensada durante o segundo confinamento dada a vontade do estabelecimento de mostrar às pessoas o tesouro daquele espaço e que merece ser dado a conhecer a todos os que por ali passam. Além deste estabelecimento foi também inaugurada a Sala 68, localizada no restaurante Museu Rota N2, em Penacova, que pretende homenagear a Estrada Nacional N.º 2.
O Museu do Turismo tem atualmente 85 salas em 12 países diferentes. Em Portugal, existem quatro: em Coimbra, Penacova, Porto (Sala N. º20, dedicada à história do Caminho de Santiago) e Viana do Castelo (Sala Nº66, centrada na história do transporte público de passageiros).
As salas têm como propósito contar a história, numa perspetiva turística, de um destino ou de uma cidade, de uma empresa ou de uma instituição, potenciando uma maior atratividade turística desse local e a construção de um legado para as gerações futuras. Trata-se, assim, de uma iniciativa sem fins lucrativos e que tem como principais objetivos recordar e divulgar a história do turismo, recuperar material promocional que esteve perdido ou esquecido, homenagear e recordar todos os nossos antepassados (profissionais, instituições e empresas).