“Coimbra no Saco: de longe, de perto e de cima” é o tema da nova oficina do “Saco da Baixa”, um projeto inovador que nasceu em junho do ano passado com o intuito de ajudar a atenuar o isolamento e a solidão na Baixa de Coimbra.
Dirigido essencialmente à população idosa, este projeto de integração e transformação social aposta na promoção de vivências comunitárias e na partilha de experiências e conhecimentos. Promovido pela Associação Há Baixa, conta com o envolvimento de vários parceiros, como a Atlas – People Like us, União das Freguesias de Coimbra, Casa da Esquina, Rádio Universidade de Coimbra (UC), Jornal Mundus, Baú, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, Faculdade de Economia da UC, Departamento de Engenharia Informática da FCTUC (curso Design e Multimédia), DEI – UC e Ageing Coimbra. Conta com o apoio da Partis & Arts For Change – Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação La Caixa e
Direção-Geral das Artes.
Recorde-se que o projeto nasceu depois de um período longo de confinamento imposto pela pandemia, que conduziu ao obrigatório isolamento dos idosos. Combater essa solidão a que foram sujeitos foi o “motor” que fez arrancar esta iniciativa que, como afirmaram os promotores no seu lançamento, aposta na arte como ícone de união e motivação para as senhoras idosas que residem no centro histórico de Coimbra, bem como também para as mulheres que se encontram desempregadas, com mais de 55 anos.
Trata-se, como referem os seus dinamizadores, de “um projeto que reúne diferentes gerações em torno dos lavores manuais, da aprendizagem partilhada, da transmissão de experiências e memórias”. Mistura, no fundo, “idades e saberes para valorizar a experiência de vida dos mais velhos e criar laços entre os que habitam, trabalham ou usufruem da Baixa de Coimbra”.
Esta nova oficina começa hoje e vai ser orientada por Ana Boavida. Com um total de 12 sessões, das 9h00 às 13h00, vai prolongar-se até 17 de junho (dias 4, 11, 18, 25 março; 8, 22, 29 de abril; 6, 20, 27 de maio; e 3 e 17 de junho).
“De longe, de perto e de cima” é uma oficina de ilustração, design gráfico e costura de frequência contínua, aplicada à realização de três sacos de pano sobre o tema “Coimbra: de longe, de perto e de cima”. O programa prevê todas as etapas do processo, incluindo o fabrico dos sacos, saídas ao exterior para fotografar, processamento e transformação gráfica de imagens e a sua aplicação ao objeto final, através de técnicas variadas como o bordado, a estampagem, entre outras.