A União das Freguesias (UF) de S. Martinho dos Bispo e Ribeira de Frades tem abertas as candidaturas para atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior.
As inscrições decorrem até 30 de setembro e podem ser efetuadas nas instalações da Junta de Freguesia de cada uma das localidades do concelho conimbricense, estando os respetivos regulamentos disponíveis para consulta na página na Internet da UF.
As bolsas de estudo destinam-se aos alunos que ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior públicos, particular ou cooperativo. O objetivo é apoiar com uma bolsa os estudantes com aproveitamento escolar que, por falta de condições, se veem impossibilitados de continuar os estudos. A bolsa de estudo é atribuída durante nove meses e será de 70 euros mensais para os candidatos em que o seu agregado familiar se encontre no 1.º, 2.º e 3.º escalão de IRS. No caso de um escalão superior será atribuído, a título de prémio, uma só prestação de 100 euros.
“Há dois anos, devido também à pandemia da covid-19, criámos esta iniciativa na tentativa de ajudar as famílias e os próprios alunos do ensino superior”, referiu o presidente da Junta, Jorge Veloso, indicando “que no último ano houve uma enorme adesão”.
De acordo com o autarca, “a UF vai continuar a apoiar os alunos, com um máximo de 20 bolsas de estudo, pois as famílias atravessam períodos complicados”.
Além deste apoio, S.Martinho do Bispo e Ribeira de Frades também atribui prémios de mérito, que se destinam a reconhecer as aptidões e os bons resultados dos alunos dos 1.º, 2.º 3.º ciclos e ensino secundário. As candidaturas decorrem também até 30 de setembro.
“É uma iniciativa com mais de 20 anos e a que vamos dar continuidade, pois os nossos estudantes merecem ser premiados pela sua dedicação e empenho”, disse Jorge Veloso.