14 de Agosto de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

S.JOÃO DO CAMPO PREPARA-SE PARA TRÊS DIAS DE ANIMAÇÃO

24 de Junho 2022

Dentro de duas semanas será S. João do Campo a arrancar com as suas iniciativas, à semelhança de diversas outras freguesias que ao redor de Coimbra têm promovido inúmeras realizações que muito agrado têm conseguido por parte das populações residentes e visitantes. Recuperando das tradições de cada localidade o que elas têm de cultura, saudade e respeito por parte das pessoas ao longo de sucessivas gerações, têm as Juntas de Freguesia em diversas zonas do país, e com particular intensidade em Coimbra e zonas suburbanas, aproveitado o desconfinamento que a pandemia vai permitindo para dar vida e animação às terras e assim retomar o sentido de esperança em melhores tempos futuros.

João do Campo é uma das maiores e dinâmicas freguesias suburbanas, ali a meia dúzia de quilómetros à direita da estrada para a Figueira da Foz. Anda toda azafamada na preparação da sua Feira de Artesanato e Gastronomia que vai decorrer de 01 a 03 de Julho e cujos pergaminhos são de molde a suscitar a visita de quem para isso tiver oportunidade. Produtos agrícolas colhidas nesta localidade do Baixo Mondego não faltarão (já não faltam na feira semanal, ao domingo de manhã) e produtos artesanais também não. Bastaria isso para garantir um fim de semana cheio de movimento e cor, mas um evento desportivo de apreciável dimensão dará a estes três dias de Feira uma dimensão acrescida que tudo indica irá ter uma grande participação. Se a isto juntarmos a componente solidária de que as provas desportivas se revestem, mais sentido faz marcar presença em S. João do Campo nessa altura, dia 3 em especial por causa das provas que serão duas. A componente solidária terá este perfil: em vez das habituais taxas de inscrição, os atletas e caminhantes (uma prova a puxar e outra mais amena, tipo caminhada ) irão contribuir com bens alimentares e higiénicos para serem distribuídos pelas faixas mais necessitadas da população.

PARA QUEM TIVER PERNAS……

A prova principal chama-se o “Cross das Cegonhas” e assume-se como um evento de reconhecido interesse desportivo, tipo corrida corta-mato com uma extensão de cerca de 16 kms,  por um percurso que atravessa S. João do Campo e Cioga do Campo, direcionado para os lados de Ançã mas sempre em território da freguesia, por trilhos florestais e agrícolas, à excepão de uma pequena parcela em alcatrão. Permitirá, com certeza, apesar de ter alguns trilhos de maior dificuldade, uma observação à distância da amplitude dos campos do Mondego que, lá mais em baixo, ladeiam o rio que na sua pacatez desta época se dirige calmamente para a Figueira da Foz.

A caminhada, naturalmente mais recreativa e lúdica, terá cerca de 5 kms. Com um acrescento valorativo a não desprezar: permitirá observação de um grande número de cegonhas (que não gostam muito de se deixarem aproximar) que por ali vivem, por ali nidificam, sendo os campos do Mondego um dos seus espaços preferidos no nosso país, a ponto de, sendo aves de migração, muitas delas, sobretudo as menos novas, ficam por cá o ano todo. Comida, água e condições não lhes faltam.

Portanto e a saber: de 1 a 3 de Julho, S. João do Campo espera muita gente que receberá de braços abertos, bem à maneira da gente ribeirinha.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM