17 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Provas de cerveja artesanal na Expofacic

12 de Julho 2019

Os apreciadores de cerveja artesanal vão ter, este ano, um espaço de eleição na Expofacic, certame que decorre de 25 de julho a 4 de agosto no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, em Cantanhede.

Durante este evento, que continua a inovar para atrair mais público, os visitantes vão poder participar nas provas de cerveja artesanal e Seleção 1927 que vão decorrer nos dias 3 e 4 de agosto, das 17h30 às 19h30, num espaço concebido especialmente para esta iniciativa, que contará ainda com uma prova comentada, às 18h00, numa ação com inscrições limitadas.

De acordo com a comissão organizadora, vão estar em destaque “as cervejas artesanais cujas vendas, entre abril de 2017 e abril de 2019, cresceram 88 por cento em valor e 112 por cento em quantidade, num mercado global que evoluiu oito por cento em valor e cinco por cento em quantidade, no mesmo período”.

Este crescimento da cerveja artesanal estimulou o mercado, alargando a oferta disponível ao consumidor. A Expofacic pretende valorizar este impacto mediático e esta oferta diferenciada, tendo também em conta que Portugal é o 15.º produtor europeu de cerveja artesanal, ocupando o lugar cimeiro no consumo de cerveja fora de casa, com 69 por cento, seguido da Irlanda com 65 por cento, Malta com 64 por cento e Espanha com 63 por cento.

“Conjugadas com a tradicional oferta gastronómica do certame de Cantanhede, as provas de cerveja artesanal assumem-se como uma das mais valias da edição 2019 da Expofacic”, assegura a organização.

Vinhos e espumantes também em destaque

Mas nem só a cerveja vai estar em destaque neste certame. Os vinhos e espumantes da Bairrada, ex-libris desta região, vão estar também bem representados, estando as provas marcadas para 26, 27 e 28 de julho, sendo que no primeiro dia decorrem das 20h00 às 24h00 e nos seguintes (fim de semana) das 18h00 às 24h00, havendo uma prova documenta às 19h00. Na ocasião será também apresentado o projeto “Baga-Bairrada” que assegura um “estilo único de produzir espumante e apresenta um produto distinto e diferenciado com uma identidade própria”

A Expofacic aposta, assim, na promoção de um dos produtos mais identitários da região. Em parceria com a Rota da Bairrada, vão ser apresentados neste certame vinhos e espumantes dos 37 produtores associados.

Estas são, portanto, algumas das atrações que esta feira/festa vai apresentar. Recorde-se que, no que toca a espetáculos musicais, o cartaz é recheado e para todos os gostos – David Carreira e Fernando Daniel a 25 de julho; Richie Campbell, Wet Bed Gang e Emeterians a 26 de julho; Matias Damásio e Deejay Telio a 27 de julho; Expensive Soul e António Zambujo a 28 de julho; Blaya e Djodjea 29 de julho; The Legendary Tiger Man e The Stranglers a 30 de julho; Nilton e Mariza a 31 de julho; Lookalike e Ludmilla a 1 de agosto; Barbara Bandeira e Pedro Abrunhosa a 2 de agosto; Lukas Graham e Kura a 3 de agosto; e Xutos e Pontapés a 4 de agosto.

De referir também que este certame conquistou dois importantes prémios este ano, tendo sido considerado o melhor evento de Portugal e a nível ibérico no âmbito do “Iberian Festival Awards” e vencendo o Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM