Os apreciadores de cerveja artesanal vão ter, este ano, um espaço de eleição na Expofacic, certame que decorre de 25 de julho a 4 de agosto no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, em Cantanhede.
Durante este evento, que continua a inovar para atrair mais público, os visitantes vão poder participar nas provas de cerveja artesanal e Seleção 1927 que vão decorrer nos dias 3 e 4 de agosto, das 17h30 às 19h30, num espaço concebido especialmente para esta iniciativa, que contará ainda com uma prova comentada, às 18h00, numa ação com inscrições limitadas.
De acordo com a comissão organizadora, vão estar em destaque “as cervejas artesanais cujas vendas, entre abril de 2017 e abril de 2019, cresceram 88 por cento em valor e 112 por cento em quantidade, num mercado global que evoluiu oito por cento em valor e cinco por cento em quantidade, no mesmo período”.
Este crescimento da cerveja artesanal estimulou o mercado, alargando a oferta disponível ao consumidor. A Expofacic pretende valorizar este impacto mediático e esta oferta diferenciada, tendo também em conta que Portugal é o 15.º produtor europeu de cerveja artesanal, ocupando o lugar cimeiro no consumo de cerveja fora de casa, com 69 por cento, seguido da Irlanda com 65 por cento, Malta com 64 por cento e Espanha com 63 por cento.
“Conjugadas com a tradicional oferta gastronómica do certame de Cantanhede, as provas de cerveja artesanal assumem-se como uma das mais valias da edição 2019 da Expofacic”, assegura a organização.
Vinhos e espumantes também em destaque
Mas nem só a cerveja vai estar em destaque neste certame. Os vinhos e espumantes da Bairrada, ex-libris desta região, vão estar também bem representados, estando as provas marcadas para 26, 27 e 28 de julho, sendo que no primeiro dia decorrem das 20h00 às 24h00 e nos seguintes (fim de semana) das 18h00 às 24h00, havendo uma prova documenta às 19h00. Na ocasião será também apresentado o projeto “Baga-Bairrada” que assegura um “estilo único de produzir espumante e apresenta um produto distinto e diferenciado com uma identidade própria”
A Expofacic aposta, assim, na promoção de um dos produtos mais identitários da região. Em parceria com a Rota da Bairrada, vão ser apresentados neste certame vinhos e espumantes dos 37 produtores associados.
Estas são, portanto, algumas das atrações que esta feira/festa vai apresentar. Recorde-se que, no que toca a espetáculos musicais, o cartaz é recheado e para todos os gostos – David Carreira e Fernando Daniel a 25 de julho; Richie Campbell, Wet Bed Gang e Emeterians a 26 de julho; Matias Damásio e Deejay Telio a 27 de julho; Expensive Soul e António Zambujo a 28 de julho; Blaya e Djodjea 29 de julho; The Legendary Tiger Man e The Stranglers a 30 de julho; Nilton e Mariza a 31 de julho; Lookalike e Ludmilla a 1 de agosto; Barbara Bandeira e Pedro Abrunhosa a 2 de agosto; Lukas Graham e Kura a 3 de agosto; e Xutos e Pontapés a 4 de agosto.
De referir também que este certame conquistou dois importantes prémios este ano, tendo sido considerado o melhor evento de Portugal e a nível ibérico no âmbito do “Iberian Festival Awards” e vencendo o Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019.