23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Projeto de inovação social apoia famílias de Vila Nova de Poiares

11 de Junho 2021

Um grupo de cerca de 20 beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) de Vila Nova de Poiares apresentaram, na reunião de Câmara, o projeto de inovação social “Horta do Coração”, dando conta do trabalho de aquisição de competências sociais e familiares que têm vindo a receber no âmbito do projeto “Voltámos à Casa da Luísa… agora com o Luís”, gerido pela APPACDM e promovido pelos parceiros no âmbito do Núcleo Local de Inserção.

Este projeto, para além de trabalhar as ‘soft skills’ dos beneficiários e família, potencia as competências pessoais, sociais, familiares e profissionais dos beneficiários, promovendo também sessões sobre vários temas, como violência doméstica, alcoolismo, saúde do homem e da mulher, organização habitacional e gestão doméstica, igualdade de oportunidades e de género, perigos habitacionais e das redes sociais, entre outras.

Uma das inovações deste programa reside no objetivo da integração dos beneficiários em mercado de trabalho e, sobretudo, a autonomia e valorização pessoal, social e profissional. O projeto, na sua primeira edição, com 11 módulos mais teóricos, teve início em janeiro de 2020 e termina com um sub-projeto, mais prático e interligado com os sub-projetos das outras duas edições, o qual foi denominado a “Horta do Coração”. No âmbito deste projeto, os envolvidos pretendem desenvolver a produção de produtos hortícolas biológicos, tendo já em vista, nas próximas edições, a criação da “Loja do Coração” procurando que, esta ideia de negócio, impactante a nível social, seja verdadeiramente autossustentável.

“É extraordinária a capacidade de trabalho e de dinâmica que as pessoas conseguem desenvolver quando sentem que acreditam nelas”, explicou o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, referindo ainda que “é este tipo de projetos que o Município gosta de apoiar, promovendo a inclusão social e apostando na maior riqueza de um concelho, a matéria humana e a capacidade de desenvolver competências sociais geradoras de felicidade e bem-estar”.

Refira-se que o projeto intitulado “Voltámos à Casa da Luísa… agora com o Luís”, foi alvo de candidatura a nível nacional, no âmbito do Portugal Inovação Social, tendo sido aprovada para três anos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM