26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Programa Erasmus levou alunos da Escola D. Dinis à Holanda

13 de Março 2020

Seis alunos da Escola Secundária D. Dinis viajaram, na última semana de janeiro, para a Holanda, no âmbito de um programa Erasmus +, financiado por fundos europeus e que envolve escolas de cinco países – Portugal (Coimbra), Holanda, Dinamarca, Polónia e Turquia.

Na Escola Secundária D. Dinis, situada na Rua Adriano Lucas, na União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades, este projeto está a ser coordenado pelas professoras Ana Soares, Joana Nogueira e Laurentina Soares, um “trio” dinâmico e divertido que acompanhou o grupo de seis alunos (cinco do 8.º ano e uma do 12.º) na mobilidade a Hellevoetsluis, Holanda.

Neste projeto, designado “Cultural Heritage and Social Inclusion in an International Optic”, os jovens estudantes de Coimbra apresentaram uma atividade puzzle room sobre o Mosteiro de Santa Clara e participaram em diversas outras atividades, tirando também partido do potencial cultural e turístico do país que os acolheu, tendo visitado locais emblemáticos como Kinderdijk, Futureland-Maasvlakte, Delta Park Neeltje Jan’s e Roterdão.

Tratou-se de uma experiência única para estes alunos, uma “aventura” que, para alguns, esteve recheada de novas experiências, desde a própria viagem de avião, aos passeios de barco, à partilha de alojamento com jovens de outras nacionalidades e ao contacto direto com os hábitos do país.

Estiveram reunidos na Holanda alunos dos cinco países que integram este projeto que puderam, assim, partilhar experiências, conhecer as tradições de cada país e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

Depois desta viagem à Holanda, os alunos portugueses preparavam-se agora para acolher os colegas destes quatro países parceiros, que deveriam chegar a Coimbra no domingo, para uma semana repleta de atividades na escola, na cidade e na região. O programa acabou, contudo, por ser adiado, atendendo ao estado de alerta elevado que se vive no país e no mundo provocado pelo surto do Covid-19, optando assim os promotores pela prevenção, colocando em prática o Plano de Contingência da escola e aguardando por novas orientações.

Para a Direção da Escola Secundária D. Dinis, “o Programa Erasmus+ KA2 é bastante enriquecedor para os alunos, possibilitando novos conhecimentos, potenciando o diálogo intercultural, fomentando a cidadania ativa e a participação democrática na vida europeia”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM