14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Prémio europeu distingue solidariedade da APCC

26 de Abril 2019

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) foi galardoada com um Prémio Eurodesk, na categoria de Ações de Solidariedade, pelo projeto “Here We Are”, iniciativa desenvolvida em 2017 e 2018, em parceria com a organização húngara EgyüttHató Egyesület.

Este prémio europeu visa distinguir as iniciativas mais inovadoras e com maior impacto realizadas por organizações que trabalham na área da juventude. “Na edição deste ano, concorreram projetos de 17 países da União Europeia, tendo o júri destacado, no caso do ‘Here We Are’, o alcance das ações realizadas e a capacidade para estabelecer pontes com outras entidades e serviços, tanto em Portugal como na Hungria”, destacou a APCC, em nota divulgada.

O projeto teve o envolvimento direto de quatro jovens utentes da APCC, nomeadamente André Vitorino, Bernardo Vieira, Diogo Sacramento e Ivo Rodrigues, e seis húngaros. De forma a dar mais visibilidade às pessoas com deficiência foi feita uma forte divulgação pelos diversos meios e foram realizadas várias atividades na comunidade, sendo de destacar a realização de um debate sobre o olhar dos media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência; uma iniciativa que permitiu experimentar diversos jogos do género sala de fuga que simbolizavam os obstáculos do quotidiano; e a produção de um vídeo que procurava promover a inclusão através do combate aos estereótipos.

A APCC adianta que a excelente repercussão do projeto “Here We Are” alavancou uma segunda iniciativa, com o apoio do programa europeu Erasmus+, desta vez, com o nome de “Still Here”. Assim, até julho do próximo ano, vão ser realizadas diversas atividades para a sensibilização da população relativamente à equidade e direitos humanos das pessoas com deficiência.

Recorde-se que o Eurodesk é uma rede europeia de informação, apoiada pela Comissão Europeia, dirigida aos jovens e aos profissionais da área da juventude que visa prestar informação, emprego e apoio através de serviços e parceiros em 31 países.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM