17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Portugal dos Pequenitos dá vida aos Arautos durante a Páscoa

28 de Março 2024

A Páscoa está aí mesmo à porta e como já é habitual o Portugal dos Pequenitos procura animar esta época sempre com novas atividades, tanto para crianças e jovens como para famílias.

Este ano, o grande desafio colocado pelo Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos é dar vida aos Arautos, figuras representadas à entrada do Parque e que são já uma marca de referência.

Assim, a partir de amanhã (29) e até domingo (31), o Portugal dos Pequenitos lançou a atividade “Era uma vez… o Arauto”, programa que contempla a abertura e encerramento do Parque com os Arautos e visitas interpretadas.

Os Arautos “ganham vida” e posicionam-se nos torreões da entrada e tocam o clarim na hora de abertura, às 10h00, e na hora de encerramento, às 19h00.

“É um ritual simpático que dura um minuto e pouco e anuncia a abertura do Parque e isso também é símbolo da abertura do conhecimento, abertura da experiência, abertura à vivência, à pedagogia e àquilo que seja a sede de conhecer mais daquilo que são as regiões e países aqui representados”, sublinha Nuno Gonçalves, diretor do Portugal dos Pequenitos.

Para já, esta iniciativa vai decorrer apenas ao fim de semana e feriados, sendo que será avaliada a possibilidade de se manter durante a época alta.

Os Arautos, presentes no Portugal dos Pequenitos há 83 anos, vão agora percorrer o parque temático e vão contar das mais diversas histórias.

“Questionamo-nos muitas vezes porque estão dois Arautos à entrada do Portugal dos Pequenitos e ninguém sabe, é um enigma da nossa história e achamos que já que estão ali há tanto tempo e que tão bem nos definem e são um pouco a nossa marca, eles teriam com certeza muitas histórias para contar e o que queremos é dar-lhes vida. Queremos que eles contem agora a quem nos vier visitar para que essas histórias possam ser partilhadas em família”, revelou a animadora do Serviço Educativo, Marli Silva.

Quanto às visitas interpretadas, que serão nove no total, vão decorrer durante vários momentos do dia, mais precisamente de hora a hora, começando a primeira às 10h30 e a última às 17h30.

Os visitantes são convidados a dirigirem-se para a entrada, junto ao busto do Professor Bissaya Barreto, onde a equipa do Serviço Educativo, acompanhada pelos Arautos, iniciam a visitação por vários locais do Parque. Em cada um dos pontos os Arautos interpretam histórias e entregam uma peça de puzzle. No final da visita guiada os participantes têm nove peças, que encaixadas revelam a fachada do Parque.

A atividade termina na Oficina de Construção, no espaço Castelo de Guimarães, onde os visitantes podem colorir o puzzle e levar para casa como recordação. Também neste espaço será possível fazer magnéticos de Arautos.

Paralelamente a estas iniciativas, o Portugal dos Pequenitos tem também a decorrer as férias da Páscoa. No dia 1 de abril, decorre o “Dia Especial Arautos”, com experiências de interação como o novo Escape Game, a criação de projetos na oficina-laboratório digital e uma visita guiada.

De 2 a 5 de abril será implementada a modalidade “Sinto-me gigante no Portugal dos Pequenitos”, que convida as crianças a explorar o património do Portugal dos Pequenitos com atividades de escrita criativa, fab lab e expressão dramática.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM