Nos próximos dias 25, 26 e 27 de outubro, todos os caminhos vão dar a Vermoil. A freguesia do município de Pombal prepara mais uma edição das seculares festas do Bodo das Castanhas, um dos pontos mais altos da tradição e da cultura vermoilense.
O certame é uma celebração profundamente enraizada nas tradições locais e na estação do outono, destacando particularmente a colheita da castanha.
Ao longo dos três dias de festa, os visitantes podem desfrutar de uma variedade de atividades culturais, tasquinhas de comidas e bebidas locais, música e jogos tradicionais. A castanha, como não podia deixar de ser, é a rainha da festa e desempenha um papel central neste evento, havendo castanhas assadas em cada canto.
Com um programa bastante ecléctico há vários motivos para visitar Vermoil por estes dias. No primeiro dia do Bodo das Castanhas as portas abrem pelas 19h15 e haverá animação pela noite com a atuação do Rancho Folclórico Alegrias do Campo – Carnide e ainda o baile com Graciano Ricardo. Ainda nesse dia decorre a inauguração de duas exposições, uma de fotografia “50 anos do 25 de Abril” e “Vamos recordar as marchas populares”.
No sábado (26), o dia começa com atividade desportiva com o Trail urbano. Da parte da tarde há também a caminhada “Magusta Colorida”. Haverá a apresentação e escolha da melhor “Sopa da colorida”, um Mega Magusto, atuação de concertinas, baile de música, entre outras animações.
No último dia (27) acontece o 4.º Passeio BTT, a caminhada “Conhecer Vermoil”, um desfile de samba e muitos espetáculos, entre eles destaque para a artista portuguesa Micaela.
O artesanato também estará em evidência, sem esquecer a Feira de Frutos Secos que também faz parte da programação do Bodo das Castanhas.