19 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Poiartes e festas de Nossa Senhora das Necessidades em agosto

11 de Março 2022

O Município de Vila Nova de Poiares e a Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades (INSN) vão testar, em agosto, um novo modelo de organização das festas do concelho, juntando a Poiartes – Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia às festas em honra da padroeira do concelho.

A autarquia explica que as duas entidades irão criar, assim, “um único evento com as duas iniciativas, sem desvirtuar as especificidades e tradições de cada uma delas, mas conferindo-lhes uma maior abrangência e propocionando-lhes mais visibilidade e impacto”.

A decisão, comunicada em reunião do Executivo municipal, foi articulada entre a autarquia e a INSN, ficando a cargo da Irmandade apenas a organização da vertente religiosa do evento. O Município assume, como refere, a organização de “toda a parte profana das festas de Nossa Senhora das Necessidades, incluindo os espetáculos musicais e a feira de artesanato, gastronomia, comércio e indústria, ganhando escala e economia de esforços, realizando apenas um só evento, ao invés de dividir as atenções entre dois eventos, que se realizavam no espaço de um mês”.

A autarquia explica que “o enorme esforço humano e financeiro desenvolvido pela Misericórdia local durante os últimos dois anos no combate à pandemia e na proteção de todos os seus utentes e colaboradores, limita a capacidade daquela instituição para a organização das Festas de Nossa Senhora das Necessidades nos moldes habituais já neste ano, razão que ajuda a fundamentar a decisão agora tomada”.

Para o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, “esta será uma experiência para testar um novo modelo de organização das atividades que, além de juntar ambas as iniciativas e promover um só evento, tem a vantagem de alargar o leque de oferta de atividades a quem nos visita, e criar uma nova imagem das iniciativas, criando um evento maior, alargando e conferindo-lhe uma maior visibilidade e grandiosidade”.

Estes dois eventos vão decorrer no segundo fim de semana de agosto, entre os dias 11 e 15, nos seus espaços tradicionais, ou seja, a Poiartes na Alameda de Santo André, com a habitual mostra comercial, industrial e agrícola, e as cerimónias em honra de Nossa Senhora das Necessidades no largo junto à capela que lhe dá o nome.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM