A Câmara Municipal de Poiares promove, pela terceira vez, o programa “Poiares a Pedalar”, uma iniciativa que, como explica o presidente, João Miguel Henriques, “pretende aumentar a utilização de meios de mobilidade suave, como é o caso da bicicleta, e, consequentemente, aumentar os níveis de atividade física da sua população, aumentar os níveis de saúde pessoal e comunitária e diminuir os riscos de segurança rodoviária”.
“Atendendo a que muitas pessoas no nosso Município realizam trajetos curtos de casa para o trabalho ou escola, inferiores a três quilómetros, a opção de outros meios de mobilidade suave, como é o caso da bicicleta, é uma alternativa viável com impactos para a comunidade poiarense e para o próprio Município”, afirmou João Miguel Henriques.
As normas do “Poiares a Pedalar” surgem, nesta edição, com algumas novidades, nomeadamente impondo limites mínimos para cada categoria como condição para participação e atribuindo um novo prémio quadrimestral, no valor de 150 euros, ao participante que percorra igual ou maior número de quilómetros definido para cada um dos escalões, deixando esse participante de concorrer para os demais prémios, abrindo as possibilidades de outros concorrentes também poderem ser premiados.
Esta iniciativa está aberta a todos os residentes em permanência no concelho e com mais de 11 anos, sendo dividida por género e em quatro categorias diferentes, nomeadamente sub14, sub17, sub30 e maiores de 30 anos. Atribui prémios quadrimestrais de 100 euros aos participantes que vençam nos seus respetivos escalões.
Todos os interessados devem inscrever-se através de formulário próprio, que pode ser descarregado a partir do site do Município, e onde podem ser consultadas as normas de participação (http://cm-vilanovadepoiares.pt//desporto/2677-poiares-a-pedalar1).
O Município de Vila Nova de Poiares recorda que “tem vindo a realizar um conjunto de investimentos, uns já em curso e outros ainda em carteira, que visam a promoção da mobilidade sustentável e das atividades cicláveis, das quais se destacam a criação de percursos btt, bike stations, e uma rede de ciclovias que será ampliada, resultando num investimento de quase 1,3 milhões de euros até 2023, no âmbito de uma candidatura aprovada aos fundos estruturais europeus”.