A Semana Gastronómica do Borrego, em Penela, tem este ano um sabor acrescido. O certame, que vai decorrer de 1 a 10 de novembro, traz uma novidade. Para além do borrego vai também promover o cogumelo.
A Câmara Municipal de Penela, responsável pela organização do evento, reforça os esforços contínuos da autarquia para destacar a gastronomia local, gerar atratividade no concelho e valorizar os produtos endógenos. Esta nova proposta promete surpreender os paladares dos visitantes.
Conhecidos por se desenvolverem em solos húmidos e sombrios, os cogumelos são versáteis em diversas receitas e encontrados em diversas zonas do concelho.
Durante estes 10 dias de certame vão estar presentes quatro restaurantes locais, que aceitaram o desafio de apresentar o melhor da gastronomia no concelho. São eles “O Bonito” (Rabaçal), “O Pastor” (Pastor, no IC3), “ Santo Amaro” (Santo Amaro, no IC3) e “Xisto” (Louçainha, Espinhal).
O objetivo da iniciativa passa por valorizar os produtos locais e endógenos, como o borrego e os cogumelos, e promover a restauração do concelho, proporcionando aos visitantes e residentes a oportunidade de degustar pratos tradicionais e inovadores.
Eduardo Nogueira dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Penela, afirma que a Semana Gastronómica “valoriza os produtos da terra e impulsiona a restauração, o comércio e a economia local”.
O autarca destaca que “estas iniciativas gastronómicas têm um enorme potencial para a projeção do concelho, para a criação de um forte sentimento de comunidade pela divulgação das tradições locais e produtos endógenos, mas também para a faturação da economia local”. Este é mais um “momento enaltecedor da gastronomia local e de valorização dos estabelecimentos de restauração do concelho”, concluiu.