Bianca de Matos
A Feira Medieval, a segunda deste género mais antiga do país, regressa este fim de semana (27 e 28) a Penela com a recriação histórica e animações ao vivo alusivas à época, onde os visitantes vão poder “viajar” pela época medieval.
“Este evento acontece todos os anos, pelo que tem de ser sempre diferente. Assim, apostámos numa animação mais inovadora”, partilhou o Chefe de Divisão de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude, Mário Duarte.
A 27ª edição vai remontar às vivências da comunidade do Séc.XIV, “com representações do quotidiano daquela época”, realçou.
A iniciativa, organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, direção do Agrupamento e pelo Município de Penela, conta com cerca de meia centena de expositores bem medievais e caracterizados a rigor, como o artesanato, os espetáculos e até os próprios comeres e beberes, bem como os trajes.
“Vamos ter as nossas tabernas com gastronomia medieval, desde o veado ao javali, os chamados produtos de caça. Não há talheres e os copos são de barro”, revelou Mário Duarte, salientando que durante o fim de semana os visitantes “são chamados a viver com todas as características da época”.
A Feira Medieval vai também proporcionar diversos momentos de animação, como espetáculos de teatro, dança, música, cortejos, entre outras atividades para toda a família. “Sábado à noite e domingo à tarde são os momentos mais altos do programa”, acrescentou.
Este ano, segundo Mário Duarte, a entrada será feita pelas portas da vila, uma vez que “há obras a decorrer na Praça do Município, que nos condiciona o ‘layout’ da feira”.
A animação abre amanhã, pelas 12h00, e a Feira Medieval estende-se por todo o fim de semana em Penela, estando previsto que domingo abra as portas das 12h00 até às 19h00.
“É um evento que proporciona um verdadeiro momento de cooperação e articulação entre a escola e a comunidade, concretizado através da participação ativa de todos os parceiros, que ao longo dos anos se transformou numa concreta afirmação da identidade local, aliada à origem medieval de Penela, tornando-se numa referência a nível regional”, concluiu.
Semana Gastronómica da Caça até domingo
Além de viver uma experiência medieval, até domingo (28) os visitantes de Penela vão poder degustar os “melhores pratos de caça”, em cinco restaurantes do concelho, “que aceitaram o desafio da Câmara Municipal de criar uma ementa com esta temática”.
Assim, com o objetivo de promover e enaltecer a gastronomia local e valorizar a variedade e versatilidade dos produtos endógenos de Penela, os visitantes são convidados a visitar o concelho e a aguçar o paladar com os diversos menus preparados pelos estabelecimentos aderentes: D. Sesnando (Penela, junto à Praça da República), Fora da Lei (Penela, na rua de Coimbra), Pastor (Pastor, no IC3), ViRiDi (Penela, no Parque das Águas Romanas) e Xisto (Praia Fluvial da Louçainha).