24 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova vai construir canil e gatil

28 de Maio 2021

A Câmara de Penacova já assinou a consignação para a construção do canil e gatil municipal, obra que vai ser erigida junto ao estaleiro do Município. O projeto foi desenvolvido pelos técnicos da autarquia e resulta da intervenção de várias entidades, entre elas a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Para o presidente da Câmara, Humberto Oliveira, “uma infraestrutura desta complexidade obedece a regras e normas legais específicas que não podiam ser descuradas”. Segundo o autarca, “foi dado mais um passo decisivo para resolver um problema que se vem arrastando ao longo dos últimos anos, mas que só agora, fruto das diligências ultrapassadas, foi possível resolver, permitindo-nos assim acolher em Penacova, mais concretamente na Espinheira, este tipo de infraestrutura”.

Já o presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra, admitiu que “este é um problema com que vários municípios se debatem hoje em dia, que é a recolha e o acolhimento de animais abandonados”. Considera que, com esta obra, “Penacova ficará assim com um equipamento de qualidade, respondendo a uma necessidade premente”.

Participaram também na sessão elementos da Associação Rafeiros Puros, sendo este projeto, que venceu o Orçamento Participativo, da autoria de Telma e Susana, fundadoras da associação.

A nova infraestrutura ficará equipada com todas as condições para o cumprimento dos seus objetivos e cumprirá as exigências e obrigações legais inerentes a um equipamento desta natureza. Entre outras valências, o espaço estará dividido em instalações por espécie (canil, gatil e outras espécies), instalações individuais e de grupo, celas de quarentena e de ninhadas, enfermaria, armazéns, gabinete veterinário, zona de desinfeção e zona de recreio e atividade física para cães e gatos.

Esta obra representa um orçamento de mais de 218 mil euros e tem um prazo de execução de 120 dias, prevendo-se que os trabalhos comecem nas próximas semanas.

Praias fluviais de Penacova com “qualidade de ouro”

As praias fluviais do Reconquinho e do Vimieiro vão contar novamente, nesta época balnear, com o galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e que distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas, juntando assim o “ouro ao azul”.

Para a obtenção da classificação “Praia com Qualidade de Ouro”, a Quercus atenta a critérios como a qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020). As praias deverão ainda apresentar resultados igualmente imaculados nas rigorosas análises à água, efetuadas na última época balnear (2020), sendo que também não se pode ter registado “qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear”, no ano anterior à atribuição.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM