O Município de Penacova preparou os centros de educação pré-escolar do concelho para que possam receber hoje (1 de junho), em segurança, as crianças e todos os colaboradores dos respetivos centros, após o encerramento iniciado no passado dia 16 de março. Ao todo, são 108 crianças, correspondendo a cerca de metade das inscritas nos nove estabelecimentos. Destes, abrirão todos à exceção do estabelecimento do Seixo, anuncia a autarquia.
De acordo com Humberto Oliveira, presidente da Câmara, “houve uma concentração de esforços para que tudo estivesse preparado e acautelado ao máximo, no sentido de receber novamente as crianças numa nova fase de recuperação e de esperança para todos”.
A ação alargou-se a várias áreas, tendo sido tomadas medidas de higienização, limpeza, formação, organização e preparação dos diversos espaços. Como realça o autarca, “estes preparativos pretendem garantir que todo o serviço prestado assegura o máximo de condições de higiene e segurança”, tendo contado com o envolvimento do Agrupamento de Escolas de Penacova, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários e Juntas de Freguesia. Humberto Oliveira destaca a cooperação e agradece “o trabalho de todas as entidades envolvidas”.
Nesta fase de reabertura, a preocupação da autarquia centrou-se em acautelar também uma resposta mais adequada às necessidades e horários de trabalho dos pais que levam as crianças aos estabelecimentos de educação pré-escolar, cumprindo as orientações do Ministério da Educação e da Direção Geral de Saúde.
Não foi esquecida a formação, tendo 23 assistentes operacionais dos centros de educação pré-escolar, que abrem portas neste Dia da Criança, frequentado o ações apropriadas, no quartel dos Bombeiros. As assistentes operacionais foram submetidas a testes rastreio no centro de saúde e, no sentido de acautelar todas as situações, vigora o plano de contingência do Agrupamento de Escolas de Penacova.
As refeições, garante Sandra Ralha, vereadora da Educação do Município, “serão fornecidas, como habitualmente, pelas IPSS´s, com a qualidade e as precauções que todos reconhecemos a estas instituições, e que estão devidamente contratadas para o efeito”. O Município também garante a disponibilização do transporte escolar, como até aqui, para este nível de educação.
Humberto Oliveira realça que esta reabertura “demonstra a capacidade do Município de Penacova em fazer face a situações desta natureza e o seu empenho para que todos consigamos retomar a normalidade”.