O Município de Penacova e a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra promoveram sessões de esclarecimento sobre o “SiT Flexi” – Transporte Flexível a Pedido, projeto desenvolvido pela CIM que vai entrar brevemente na sua fase de consolidação no Município de Penacova.
Dirigidas a operadores de táxi e aos presidentes das Freguesias e Uniões das Freguesias do concelho, estas sessões serviram para apresentar as alterações e as inovações relativamente à fase piloto, que agora termina.
António Magalhães Cardoso, vereador da Câmara Municipal de Penacova com o pelouro da Mobilidade e Transportes, sublinhou a importância “da parceria com as Freguesias e Uniões das Freguesias na divulgação desta solução de mobilidade inovadora, atendendo à proximidade com a população e ao conhecimento das necessidades locais em matéria de mobilidade”. Sublinhou ainda o facto de “a configuração do serviço apresentar soluções para a totalidade do território, estando previsto um reforço na divulgação do projeto junto da população, de modo a que esta possa beneficiar do serviço em toda a sua capacidade”.
A autarquia explica que há aspetos inovadores nesta nova fase – aumentam as possibilidades de regresso em diferentes horários (quer ao fim da manhã, quer ao fim da tarde) e a oferta em período não escolar vai ser reforçada, tendo em conta os pedidos e o feedback dos utilizadores.
Nesta nova fase, será igualmente incluída a Freguesia de Figueira de Lorvão (quer na origem em todos os seus lugares, quer no destino da Extensão de Saúde local), que não tinha sido abrangida na fase inicial do projeto piloto.
No concelho de Penacova, o transporte flexível a pedido funciona às terças e quintas feiras, mediante marcação prévia feita até às 15h00 do dia anterior ao dia da viagem para o n.º 800 200 201 (chamada gratuita).
Recorde-se que o Município de Penacova tem vindo a liderar a utilização deste Sistema, no âmbito da Região de Coimbra.