27 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova promove lampreia até abril

24 de Janeiro 2020

A lampreia já é “rainha” nas mesas de Penacova. A época oficial deste famoso prato já abriu e, até abril, esta especialidade muito apreciada vai assumir-se como um dos principais “cartões de visita” deste concelho que é bem conhecido pela sua gastronomia de excelência.

Este festival gastronómico conta, este ano, com a participação de 10 restaurantes – Boa Viagem, Côta d’ Azenha, Hotel Rural Quinta da Conchada, Mondego, O Cantinho, O Casimiro, O Cortiço, O Relvão, Panorâmico e Portas da Serra. São eles que dão especial destaque ao famoso Arroz de Lampreia à Moda de Penacova, convidando todos a “sentar-se à mesa, a visitar Penacova e a deixar-se deliciar pelos sabores únicos” que lhes são propostos.

Dinamizado pela Câmara Municipal, em colaboração com a restauração local, este evento dá especial destaque a um prato que é bem conhecido e que continua a atrair, todos os anos, milhares de pessoas ao concelho. Confecionado com base nos preceitos tradicionais, esta especialidade mantém toda a sua qualidade e sabor, fruto de um trabalho cuidado de toda uma equipa de profissionais que, desde a receção da lampreia até à sua degustação, tudo faz para garantir que o momento da refeição seja um momento prazeroso.

Em Penacova o arroz de lampreia é acompanhado de grelos salteados com azeite e alho. Há, contudo, um detalhe que, de acordo com os entendidos, lhe confere o sabor e a textura que é tão apreciada pelos comensais e que assenta no facto de, antes de ser confecionada, as lampreias serem mantidas em tanques com água corrente durante alguns dias, de forma a perderem algum do “lodo” e da gordura que, num processo normal, perderiam ao subir o rio, sendo “batidas” nas pedras.

A estes cuidados junta-se o “saber fazer” dos restaurantes que, ano após ano, fazem da lampreia “rainha” das suas mesas nestes primeiros quatro meses do ano, tendo o seu ponto alto durante o já tradicional Fim de Semana da Lampreia, que decorre habitualmente em fevereiro.

A gastronomia serve assim, mais uma vez, como convite para que as pessoas visitem Penacova, desfrutem dos seus sabores mas também do seu património e do seu bom ar, desafiando-os por isso a percorrerem o Roteiro do Arista (num percurso que passa pelo Penedo do Castro, Mosteiro do Lorvão, Mirante, Moinho de Gavinho, Reconquinho, Vimieiro e Livraria do Mondego) ou a conhecerem outros dos espaços emblemáticos e patrimoniais do concelho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM