27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova celebra hoje o seu Feriado Municipal

17 de Julho 2020

Penacova comemora hoje (17 de julho) o seu Feriado Municipal. Apesar das limitações impostas pela pandemia, a autarquia vai celebrar a data com um programa que abre, às 10h30, com o hastear das bandeiras ao som do Hino Nacional, seguido da habitual deposição de coroa de flores junto ao busto de António José de Almeida. A inauguração da requalificação do Parque Municipal “Ténis” e a sessão solene, com as tradicionais homenagens, marcam também as comemorações que, apesar dos condicionalismos, servem ainda de convite a uma visita a este concelho que tanto tem para oferecer.

Bafejado pela natureza, com paisagens verdes e praias fluviais convidativas, Penacova assume-se como um destino convidativo ao longo de todo o ano. Tem, contudo, atrações adicionais nestes dias quentes de verão, “desafiando” famílias e amigos a percorrerem o território, a desfrutarem do rio mas também dos percursos pedestres e dos bons ares, sem deixarem de visitar o património construído do concelho e desfrutarem da gastronomia de excelência.

Nos últimos anos, a autarquia, em parceria com entidades privadas, tem apostado fortemente na dinamização do turismo, valorizando todo o potencial concelhio. O Roteiro do Arista é um desses exemplos, ao promover a visita a oito pontos emblemáticos do concelho – Penedo de Castro, Mosteiro de Lorvão, fornos da cal, mirante, praia do Reconquinho, moinhos de Gavinhos, praia do Vimieiro e Livraria do Mondego. Desde que foi criado, tem atraído milhares de visitantes ao concelho ao longo de todo o ano, tanto praticantes de desporto de natureza como turistas.

O Município tem vindo a apostar também na valorização das suas praias, orgulhando-se de ostentar duas bandeiras azuis – no Reconquinho e Vimieiro. Para além dos cuidados que asseguram a qualidade da água, houve também a preocupação de as valorizar com as infraestruturas de apoio necessárias para quem opta por passar ali um dia aprazível.

Este investimento tem levado a outros, com Penacova a cativar também o investimento privado. O alojamento local está a crescer, sendo de realçar a inauguração hoje da Altíssima Gesthouse, localizada no Palacete da Quinta de Santo António, no ponto mais alto do centro da vila, oferecendo assim uma vista única sobre o território.

O Município protocolou também com empresas privadas a cedência de um terreno contíguo à Praia do Vimieiro, onde vai nascer alojamento local voltado para a praia, previsivelmente com “bungalows”. Já para a Praia do Reconquinho está projetada a construção de casas junto à praia, também destinadas para alojamento local, num conceito muito voltado para a natureza.

O presidente do Município, Humberto Oliveira, sublinhou recentemente, na cerimónia do hastear das bandeiras azuis, o orgulho do executivo e de todos os penacovenses por ostentar estes dois galardões, “símbolo de qualidade ambiental no nosso território” e “um excelente tónico para a economia local e para a promoção do nosso território”, assegurando que todos os anos todos trabalham para que a oferta de Penacova seja “ainda mais atrativa e segura” para quem visita o concelho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM