O tecido empresarial do Município de Penacova é constituído, sobretudo, por pequenas e médias empresas em áreas muito diversificadas, desde os transportes à exploração florestal. Para o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, o foco é “atrair investimentos e criar emprego” que, de acordo com o autarca, “são fundamentais para fixar a população”.
“Estamos empenhados em criar condições para acolher novas empresas, mas temos consciência de que vai demorar algum tempo, porque ainda estamos no domínio das infraestruturas”, esclareceu o edil municipal.
A principal prioridade traçada por Álvaro Coimbra, com vista ao crescimento empresarial, passa pela criação de condições “para acolher novas empresas”. Para isso, anuncia o presidente da Câmara, “estão a ser elaborados projetos para a duplicação da atual área empresarial da Alagoa, junto ao IP3, e a criação de uma nova no IC6”.
Nas últimas décadas Penacova “não foi capaz de desenvolver uma política de atração de investimento”. “Apesar de sermos um Município com boas acessibilidades, não fizemos disso um trunfo”, acusou o autarca.
Agora, reforça, “estamos a tentar recuperar o tempo perdido e a apostar nas duas áreas empresariais que já referi”. No entanto, Álvaro Coimbra assume haver alguns constrangimentos, nomeadamente o financeiro, porque estas concretizações “só serão possíveis através de fundos comunitários, além do tempo que demora a implementar no terreno um projeto deste género”, desde a aquisição de terrenos, plano de pormenor, pareceres, entre outros passos que são necessários executar.
Apesar dos obstáculos apresentados, o presidente da Câmara revela que a procura por parte das empresas para se fixar em Penacova “tem sido interessante”. “Temos procurado, dentro das limitações existentes, acolher alguns projetos”, referiu.
Na área empresarial da Alagoa, destaca o autarca, “maximizámos o espaço disponível através da criação de novos lotes, além de indicarmos alguns espaços, como antigas instalações e terrenos, que se adaptem às necessidades das empresas e ao que é solicitado”.
“Estamos também a dinamizar a zona dos Covais com uma intervenção de reabilitação do espaço e disponibilização de novos lotes”, revelou Álvaro Coimbra.
O ambicionado crescimento empresarial é possível com o estabelecimento de uma proximidade entre a Câmara Municipal e as empresas. Neste sentido, o Município de Penacova tem a funcionar atualmente um Gabinete de Apoio ao Investidor/Empreendedor/Empresário “que recebe, reúne e encaminha todas as questões relacionadas com esta área”.
“É uma equipa que está sempre atenta à abertura de novos avisos de candidaturas, presta aconselhamento aos empreendedores e está sempre disponível para esclarecer qualquer dúvida”, considerou o presidente da Câmara Municipal.
Penacova vai continuar a apostar no crescimento empresarial, investindo e criando cada vez mais condições para reunir todos os motivos para que as empresas possam escolher o concelho para se fixarem e desenvolverem o seu negócio.