O programa “Aldeia segura, pessoas seguras” vai avançar em Penacova, prevendo-se que, numa primeira fase, possa chegar a mais de duas dezenas de aglomerados mais expostos a situações de incêndio.
Este programa tem como finalidade “proteger e preparar os aglomerados populacionais para a ocorrência de incêndios rurais”. O Município já está a trabalhar na sua implementação no concelho, tendo realizado sessões de divulgação na União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego e nas Juntas de Freguesia de Penacova e Sazes de Lorvão.
Criado após os grandes incêndios de 2017, este programa prevê um conjunto de medidas de autoproteção junto das populações, assim como a criação de faixas de gestão de combustível, circuitos de evacuação e locais de abrigo”. Contempla, também, a designação de um oficial de segurança local que estabelece a ligação entre a população e as autoridades em caso de catástrofe.
“Temos de estar preparados para a ocorrência de fogos cada vez mais severos e tudo devemos fazer para tentar mitigar os seus efeitos. Precisamos incutir na população medidas de autoproteção que ajudem a salvaguardar pessoas e bens. Num concelho como o nosso, onde a floresta domina a paisagem, é importante avançar com um programa como este”, sublinha o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra.