A pedra de Ançã foi distinguida com o “Prémio Cinco Estrelas Regiões”, um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores.
Depois da promoção da marca “Pedra de Ançã” no concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, esta matéria prima está novamente em destaque. Trata-se de um produto com muita importância na vila de Ançã e no concelho de Cantanhede, bem como em toda a região, havendo mesmo, desde 2001, um Museu da Pedra em Cantanhede que tem como finalidade preservar e divulgar um importante acervo de antigas obras de arte elaboradas em pedra de Ançã.
O “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é uma forma de identificar o que de melhor existe em Portugal. Através de um inquérito nacional, com nomeações diretas pela população, foram identificados os ícones nacionais mais relevantes para os portugueses, ao nível de elementos culturais, recursos naturais, monumentos e património, aldeias, vilas e cidades, gastronomia e produtos naturais e típicos do país.
O prémio distingue apenas o candidato que obtenha a classificação mais elevada da sua categoria e nas regiões do país onde está presente.
A apresentação pública dos vencedores do “Prémio Cinco Estrelas Regiões” deste ano decorreu ontem à noite (já após o fecho desta edição), num evento online, transmitido em direto na página do facebook dedicada a este evento.