23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Pais Natal ciclistas solidários com instituições que apoiam crianças

20 de Dezembro 2019

Cinco instituições de Coimbra, que trabalham fundamentalmente com crianças e jovens, vão receber, no domingo, a visita de centenas de pais Natal ciclistas, carregados de prendas que vão tornar mais acolhedora e feliz esta quadra natalícia.

Os Craques da Roda Pedaleira – Associação de Ciclistas do Centro, sediada na União de Freguesias (UF) de Eiras e S. Paulo de Frades, promovem, uma vez mais, o seu “Natal Solidário”, evento que vai já na sua 14.ª edição e que, ano após ano, espalha a alegria pela cidade, transportando também uma mensagem de esperança a quem vive com maiores dificuldades ou em situações de maior fragilidade.

Aberta a pessoas de todas as idades, dos dois aos 90 anos, este “Natal Solidário” traz habitualmente para a rua, segundo Pedro Fernandes, cerca de 300 Pais Natal ciclistas, número que espera manter este ano, assim o tempo o permita. O presidente da Roda Pedaleira lembra que todos podem participar neste passeio de bicicleta que tem apenas como requisito essencial o facto de ostentarem algum adorno alusivo à quadra, se possível estarem mesmo completamente vestidos de Pai Natal, e transportarem consigo a magia desta quadra, de forma a proporcionarem um dia “muito feliz e especial” às crianças e jovens das instituições que vão visitar.

Este ano vão ser novamente contempladas cinco instituições de Coimbra – Centro de Acolhimento do Loreto, Casa da Mãe (ambas no Bairro do Loreto), ADAV – Associação de Defesa e Apoio da Vida (Rua Lourenço Almeida Azevedo), Colégio dos Órfãos de São Caetano (Rua dos Coutinhos) e Casa da Infância Dr. Elísio de Moura (Rua Dr. Guilherme Moreira). Pedro Fernandes recorda que são as mesmas do ano passado, uma vez que se tratam de “instituições com um importante trabalho social e que permitem manter o circuito habitual, uma vez que participam pessoas com alguma idade e também muitas crianças e é preciso salvaguardar o grau de dificuldade do trajeto”. Por outro lado, destaca também “o grande laço de amizade” que tem sido criado nos últimos anos com estas instituições que continuam sempre a precisar do apoio e do carinho de todos.

Pedro Fernandes realça que o mais importante é a mensagem que esta iniciativa transporta, bem como a onda de solidariedade que cria, podendo todos ajudar a “oferecer um melhor Natal aos que mais precisam”. Destaca a grande quantidade de bens doados este ano, que vai permitir colmatar muitas das carências sentidas nestas instituições.

“Queremos continuar a sensibilizar os nossos associados, bem como a população conimbricense, para a necessidade de ajudar os mais necessitados”, realça, explicando que todos podem contribuir com alguns bens, entregando-os nos muitos pontos de recolha que se encontram distribuídos pela cidade até ao final do dia de hoje – na sede da instituição, no Instituto Pedro Nunes, Cimpor, A Previdência Portuguesa, restaurante Casa Fernandes, Junta de Freguesia de Eiras, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Cyclespace, Retiro da Ti Cidália, churrasqueira O Carvoeiro, Xiolas Caffé, café Tiro-Liro, Bar o Bully, café Paga Pouco e Farmácias Agrícolas de Ceira e do Sebal.

A Roda Pedaleira apela, acima de tudo, à doação de produtos alimentares, material escolar, desportivo e didático, e produtos de higiene para crianças dos zero aos 16 anos.

Todos os bens doados vão ser distribuídos no domingo por estas instituições, um dia que os promotores esperam seja de muita alegria e de muito afeto para todos. O percurso começa às 9h00 na Cruz Nova de Eiras, segue pela Estrada de Eiras em direção ao Loreto. Depois da paragem na Casa da Mãe e no Centro de Acolhimento, segue para a Estação Velha, Portagem, atravessa as ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges e pára em frente à Igreja de Santa Cruz para a habitual foto de grupo. Sobe em direção ao Colégio dos Órfãos e à Casa da Infância, na Alta, depois atravessa o Jardim da Sereia e pára na ADAV. Terminadas as visitas, os ciclistas regressam a Eiras, para um almoço convívio na sede da associação.

Pedro Fernandes espera que este seja um dia feliz para todos, beneficiários e participantes, e que este desfile sensibilize a cidade através da onda de solidariedade que vai transmitir em todos os locais por onde vai passar.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM