2 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Ópera do Território” chega domingo a Poiares

15 de Outubro 2021

Vila Nova de Poiares recebe domingo, às 16h00, no Centro Cultural, o projeto “Ópera do Território”, um projeto multidisciplinar que se integra na Rede Cultural Terras da Chanfana.

Depois de ter estado no sábado em Miranda do Corvo e de ter passado também já por Penela e Lousã, chega agora a Vila Nova de Poiares. Trata-se de “um retrato vívido destas terras e das suas gentes”, tendo conceito, direção criativa e produção executiva da Associação ‘A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria’. Este projeto faz parte da operação ‘Do Xisto à Chanfana vai um Mundo’, promovida por esta Rede Cultural que integra estes quatro municípios e que conta com o financiamento do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Batizado como “Ópera do Território”, este espetáculo cruza diversas áreas artísticas. Trata-se de uma criação original, produzida no âmbito do projeto ‘Assim Somos Nós’, cujo ponto de partida foi a visita do geógrafo Álvaro Domingues às terras do xisto e da chanfana. Aí, encantou-se com as paisagens e os seus habitantes e criou um texto, em jeito de libreto, destinado a uma possível ópera audiovisual. No essencial, a narrativa capta a essência desta região. Às palavras escritas juntaram-se as vozes e a melodia. Quatro artistas profissionais tocam e cantam essas palavras, convidando músicos de cada um dos quatro municípios envolvidos a integrarem-se e participarem no espetáculo.

Esta iniciativa integra a operação ‘Do Xisto à chanfana vai um mundo’, englobada na Rede Cultural Terras da Chanfana, e pretende incrementar a valorização do património dos quatro municípios, envolvendo de forma ativa as comunidades. As entradas são gratuitas mediante reserva antecipada.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM