A segunda edição do “Borrego Serra da Estrela DOP” tem lugar este fim de semana, com início hoje, em Oliveira do Hospital, com a colaboração do próprio Município e da Estrelacoop, Cooperativa de Produtores do Queijo Serra da Estrela, entidade certificadora. Esta iniciativa tem o propósito de valorizar, divulgar e promover do uso da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Borrego Serra da Estrela e preservar e defender este produto que se mantém na forma tradicional de maneiro o que confere à carne características diferenciadas.
Os restaurantes aderentes nesta edição da mostra gastronómica são o Restaurante A Tasquinha dos Marques (Oliveira do Hospital); Restaurante O Gouveia (Lageosa); Restaurante Olea no Museu do Azeite (Bobadela), estando ainda aberta a possibilidade de adesão de mais estabelecimentos.
Sublinhe-se, que mais recentemente, a autarquia, iniciou um processo de recolha sistemática do receituário intemporal da região, com vista à elaboração da Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital, documento que permitirá preservar o património identitário. O Borrego Serra da Estrela DOP, tradicionalmente assado em forno de lenha é uma das receitas incontornáveis, ocupando lugar de destaque na mesa dos oliveirenses, e foi, por isso, um dos produtos escolhidos para integrar o menu gastronómico do Município representado na Carta Gastronómica de Coimbra, Região Europeia de Gastronómica 2021.