26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Oliveira do Hospital recebe a 2ª edição “Borrego Serra da Estrela DOP”

13 de Maio 2022

A segunda edição do “Borrego Serra da Estrela DOP” tem lugar este fim de semana, com início hoje, em Oliveira do Hospital, com a colaboração do próprio Município e da Estrelacoop, Cooperativa de Produtores do Queijo Serra da Estrela, entidade certificadora. Esta iniciativa tem o propósito de valorizar, divulgar e promover do uso da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Borrego Serra da Estrela e preservar e defender este produto que se mantém na forma tradicional de maneiro o que confere à carne características diferenciadas.

Os restaurantes aderentes nesta edição da mostra gastronómica são o Restaurante A Tasquinha dos Marques (Oliveira do Hospital); Restaurante O Gouveia (Lageosa); Restaurante Olea no Museu do Azeite (Bobadela), estando ainda aberta a possibilidade de adesão de mais estabelecimentos.

Sublinhe-se, que mais recentemente, a autarquia, iniciou um processo de recolha sistemática do receituário intemporal da região, com vista à elaboração da Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital, documento que permitirá preservar o património identitário. O Borrego Serra da Estrela DOP, tradicionalmente assado em forno de lenha é uma das receitas incontornáveis, ocupando lugar de destaque na mesa dos oliveirenses, e foi, por isso, um dos produtos escolhidos para integrar o menu gastronómico do Município representado na Carta Gastronómica de Coimbra, Região Europeia de Gastronómica 2021.

 

 

 

 

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM