6 de Dezembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Obra de requalificação da Praça do Município de Penela começou ontem

7 de Setembro 2022

A Câmara Municipal de Penela deu hoje início à obra de requalificação da Praça do Município, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Na ocasião, o presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, salientou que esta empreitada vai “reconfigurar o centro da vila” e constitui uma “mais-valia” para a qualidade de vida dos habitantes e visitantes que se dirigem aos Paços do Concelho e ao Castelo de Penela.

Um investimento global de 1,5M€ promete “revolucionar os acessos aos Paços do Concelho e ao Castelo de Penela”, disse hoje o presidente da Câmara Municipal deste concelho do distrito de Coimbra. A obra de construção da nova Praça do Município já arrancou, numa cerimónia que decorreu esta manhã e que contou, também, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Na sessão, Eduardo Nogueira dos Santos salientou que a obra vai, naturalmente, criar alguns constrangimentos temporários à população e visitantes, mas que vai permitir “reconfigurar o centro da vila e constituir, por isso, uma mais-valia para a qualidade de vida dos habitantes e visitantes do concelho.

O autarca antevê que esta empreitada venha a resultar num “excelente contributo na revitalização do tecido urbano”, antevendo um grande impacto na requalificação do centro histórico e, consequentemente, na fixação de novas famílias nesta zona da vila.

A intervenção prevê a criação de zonas de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, bem como acessos pedonais legalmente adaptados à legislação das acessibilidades em vigor. Está, também, incluída a requalificação das infraestruturas das redes elétrica, de águas pluviais e de águas residuais.

 

Este projeto, que tem um prazo de execução de cerca de 18 meses, tem financiamento comunitário de 85%, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), com um FEDER de 1.209.317,88€. A contrapartida nacional é assegurada pela autarquia que, para isso, elaborou uma candidatura à Linha BEI PT 2020.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM