21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

O Vigor da Mocidade: 350 atletas, quatro modalidades e cerca de 700 sócios

31 de Janeiro 2020

“O Vigor da Mocidade” conta atualmente com cerca de 350 atletas distribuídos por quatro modalidades – futebol, patinagem, ginástica e natação.

Com cerca de 125 atletas nos vários escalões, o futebol é uma das principais, sendo um dos “pilares deste clube”. Apesar de todas as mudanças que foram surgindo, continua a manter toda a sua importância, apostando agora fortemente na formação, o que faz com que seja um dos clubes da região com maior número de praticantes. “O Vigor” está aberto a todos os que desejem praticar a modalidade, dos três aos 18 anos, podendo depois integrar o plantel sénior. A filosofia da secção passa por “ajudar a formar atletas e homens com valores”.

O futebol continua a ser um dos “pilares deste clube”

A natação conta com cerca de 28 praticantes federados mas envolve também centenas de pessoas. Esta secção foi criada em 2005 com o intuito de assegurar um leque de atividades aquáticas que promovessem o bem-estar físico e psicológico à população, funcionando nas Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição, em S. Martinho do Bispo. O número de praticantes tem crescido de época para época, o que levou o clube a criar, em 2007, uma equipa de competição, que conta atualmente com 28 atletas federados nas diferentes categorias (Cadetes, Infantis e Juvenis), sendo, pelo quarto ano consecutivo, uma Escola de Natação Certificada pela Federação Portuguesa de Natação com selo de Qualidade no Ensino. A estes atletas, juntam-se cerca de 450 utentes (época 2019/2020) que frequentam as diversas aulas de natação (bebés, crianças, adultos e hidroginástica). Chegar aos 500 utilizadores, aumentar o número de atletas federados e a competir nos Campeonatos Zonais e Nacionais de Infantis e Juvenis e consolidar a Escola de Natação como “escola de referência no ensino da natação a nível regional” são algumas das ambições desta secção.

Secção de Natação

A secção de ginástica orgulha-se de contar, na presente época, com mais de 70 ginastas federados na Federação de Ginástica de Portugal em Ginástica Acrobática. A vasta equipa técnica é composta por treinadores e seccionistas. Este ano a secção apostou fortemente no reforço do material desportivo necessário à prática da modalidade, permitindo condições de treino semelhantes às de competição. O clube espera, assim, a conquista de “lugares cimeiros nas competições nacionais e internacionais” que se avizinham, como o MIAC e o LIAG, duas das maiores competições de acrobática do mundo.

A patinagem artística, modalidade de grande beleza que mistura o desporto com a arte, teve início clube em 2015. Neste momento, conta com cerca de 100 membros, entre atletas e não-atletas. Nesta modalidade, é o maior clube do concelho e um dos maiores do distrito. Os atletas são federados e são-lhes dadas todas as condições necessárias à competição, bem como à prática desportiva por recreação. As oito turmas abrangem atletas de Iniciação, Pré-Competição e Competição, num total de cerca de 27 horas de treinos semanais. A patinagem artística do Vigor tem vindo a afirmar-se nas últimas três épocas com pódios individuais e de equipa em vários torneios, e conquistou o título de Campeão Regional em 2019. Marcou presença em dois campeonatos nacionais e na Taça de Portugal, tendo ainda uma atleta que integrou por duas vezes a Seleção Regional. Para além da vertente competitiva, a secção já organizou cinco festivais de Patinagem Artística, com uma afluência estimada entre 600 a 800 espetadores em cada evento. Durante as férias escolares, organiza o estágio “Acelera Patim!”.

Secção de Patinagem

Sócio Número 1 ainda está vivo

A comunidade de Fala, na União de Freguesias (UF) de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, sempre acompanhou a vida do seu clube. “O Vigor da Mocidade” conta atualmente com cerca de 700 associados e orgulha-se de ter o número um ainda vivo.

Chama-se Alcides Margalho Dias, tem 85 anos e é sócio desde os 12. Tem estado, portanto, praticamente toda a sua vida ligado ao clube e é “grande alegria e um sentimento muito especial de quem gosta do seu clube” que vê “O Vigor” chegar aos 90 anos. Espera que venham “muitos mais” e que possa continuar também a celebrá-los.

Este clube sempre teve uma grande importância para a população da freguesia e também das redondezas, tanto a nível social como desportivo. A mudança dos tempos fez com que se tornasse raro ver “miúdos” a jogar à bola nas ruas mas não “apagou” as memórias destas gerações que continuam a acompanhar a vida da coletividade, havendo sócios que contam já com 70 a 80 anos de ligação, praticamente toda a sua vida, como sucede com Alcides Dias.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM