Há aspetos que identificam, representam a cidade de Coimbra. Temos um conjunto diverso e valioso de ícones. E surgem nos mais variados campos: o Fado e a Canção de Coimbra, o Rio Mondego, a Universidade pela sua antiguidade e monumentalidade, a Serenata Futrica, a Rainha Santa, o Penedo da Saudade, a Quinta das Lágrimas, a Critical Software, o iParque de Antanhol, o IPN, os Pasteis de Santa Clara, associações desportivas como a Académica, o União, o Olivais, o Santa Clara, o Sport Conimbricense, o Eirense, os Mosteiros de Santa Clara-a-Velha e de Santa Clara-a-Nova, o Mosteiro de Celas, os Antigos e os Atuais Orfeonistas, a Tuna Académica, atuais e antigos. E há também empresas que são inequívocas representantes de Coimbra. Além do que fica por referir há um conjunto de personalidades notáveis que projetam Coimbra a nível nacional e internacional ou não fosse esta nossa urbe apelidada de Cidade do Conhecimento e também Cidade da Saúde. A lista nominal destas eminentes personalidades seria tão grande que não chegaria uma página deste vetusto jornal para as referir. Nesta edição aniversariante de O DESPERTAR e abordando ícones conimbricenses é preciso olhar para o nosso umbigo, olhar para dentro de casa e congratularmo-nos com o facto de este jornal ser também um símbolo de Coimbra, uma espécie de marca exterior da cidade que acompanha os seus moradores há mais de um século e isto é uma preciosidade, é um motivo de forte orgulho.
Há alguns anos, com a colaboração do então vereador da cultura, houve uma tentativa, bem conseguida, de recuperar a ARRUFADA DE COIMBRA, tão simples, tão saborosa e tão conimbricense. O que bem representa Coimbra não se pode perder, deve ser bem preservado e continuar a ser um motivo de afetivo orgulho para todos nós.
Nesta linha de pensamento sai um tchim-tchim pelos 105 anos do jornal O DESPERTAR e, ao menos, em imaginação, deixem-me repartir a minha arrufada de Coimbra pelos milhares de leitores de O DESPERTAR, tão simples, tão bairrista e tão conimbricense. E até me apetecia criar um slogan promocional na linha do que o que é nacional é bom e o meu seria O QUE É CONIMBRICENSE É ÓTIMO.