19 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

JOÃO PINHO

O flagelo dos perfis falsos

29 de Outubro 2021

Têm proliferado, nos últimos anos, pela rede social Facebook vários perfis falsos, que visam objetivos diversificados. Nestas eleições autárquicas, um pouco por todo o país, assistimos à multiplicação deste modus operandi, com fins claros: destronar quem está no poder, umas vezes, impedir que outros acedam ao poder, noutras ocasiões, a todo o custo, utilizando linguagem agressiva, procurando de forma perversa misturar vida pessoal, profissional e política, criando fake-news, chorrilhos de mentiras, inventando, com maior ou menor grau de criatividade, humorizando no pior sentido da palavra, difamando e injuriando.

Não existe, a meu ver, um controlo sobre esta situação, lesiva da lei, da ordem e da paz pública e privada. Penso que a gravidade dos factos, que senti na pele como tantos outros candidatos, exige que as autoridades, nacionais e internacionais, comecem a agir sobre este assunto de outra forma. Não é admissível que a cobardia e mau carácter continuem a proliferar, permitindo todo o tipo de abusos. Crianças, jovens, adolescentes, adultos, famílias, ninguém está a salvo desta espécie de censura e devassa, por tudo e por nada, que medra de forma descontrolada.

É tempo de dizer basta. De encontrar responsáveis, de os levar às instâncias judiciais, de os responsabilizar criminalmente pelos atos praticados. Existem especialistas na área da programação e informática capazes de verificar, com celeridade, por um lado, e de evitar, com oportunidade, por outro, a propagação de um vírus virtual, que tanta destruição tem trazido às sociedades contemporâneas.

Todo ato deve ter sua consequência. Deixar arrastar esta situação é promover o ódio e a violência, compactuando com formas antidemocráticas e anticonstitucionais. Este flagelo tem de ter um ponto final, pois a vírgula tem sido insuficiente.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM