24 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

JOÃO PINHO

O busto de Liberato para memória futura

8 de Abril 2022

No passado dia 31 de março, 167 anos depois da sua morte, José Liberato Freire de Carvalho, uma das figuras incontornáveis do nosso primeiro liberalismo, natural de Montessão, passou a figurar na estatuária pública de Coimbra, muito justamente na rotunda que já ostentava o seu nome desde julho de 2015.

Tratou-se de uma iniciativa da Comissão Liberato, fundada em 2014 para divulgar a vida e obra de um homem multifacetado, que nos tempos incertos que atravessamos constitui um exemplo ainda mais pertinente, sobre a necessidade de defender os valores da liberdade e de prosseguir a luta contra a tirania.

Liberato pertenceu aos regrantes de santa cruz, foi jornalista, deputado, tradutor e memorialista, diretor da imprensa nacional e sócio da Academia Real da Ciências de Lisboa. Intelectual de relevo, viu-se envolvido na Guerra Peninsular e, logo a seguir, no Vintismo que nos conduziu à primeira constituição liberal, mais tarde também à carta constitucional, desempenhado um papel decisivo na mobilização dos emigrados liberais aquando da Guerra Civil de 1828-1834.

O seu envolvimento ativo na vida pública e política levaram-no a perseguições e à necessidade de se exilar. Demonstrou sempre desapego aos bens materiais, falecendo pobre em Lisboa, legando-nos uma vasta obra histórica, política e autobiográfica.

A referida comissão, de que faço parte desde a sua fundação, consciente da importância deste vulto da nossa história, com o inexcedível apoio da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, presidida por Jorge Veloso, porfiou até que se fizesse a homenagem devida, saudando assim todos aqueles que a tornaram possível e se dignaram marcar presença na inauguração pública.

A cerimónia que marcou o arranque das comemorações do 250.º aniversário do nascimento de José Liberato realizou-se, como assinalei, na rotunda José Liberato, e contou com a presença de José Manuel Silva, presidente da edilidade conimbricense, bem como dos vereadores Carlos Lopes e Carlos Cidade. No uso da palavra o senhor presidente realçou a importância de um “lutador pelos ideais”, dando nota, também, da importância de iniciativas cívicas como a que vinha sendo desenvolvida.

O busto é uma bela e rara peça em bronze, modelada em barro e trabalhada em gesso pelo artista Hamilton Lima, de cuja oficina partiu para ser finalizada na Fundição do Regato, em Gaia.

Coimbra e Região ficaram mais ricos com este gesto, que se assinala para memória futura como penhor de que a história e identidade se não apagarão, enquanto os homens procurarem honrar e dignificar os feitos, as glórias e as personalidades do seu valiosíssimo passado.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM