18 de Abril de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

CLARA LUXO CORREIA

O basquetebol abraçou a dança…

17 de Abril 2026

Esta semana escrevo sobre dança, porque no último domingo tive a alegria de assistir, em Coimbra, a um espetáculo verdadeiramente lindo e particularmente emocionante.

Rampa 3 – Uma Noite com Benvindo Fonseca é o resultado de um “percurso feito de tempo, entrega e criação coletiva”. Desde o início do ano, 24 jovens intérpretes trabalharam num processo artístico guiado por Benvindo Fonseca, num caminho de partilha, exigência e crescimento. Este fim-de-semana o espetáculo foi apresentado, com muito sucesso, na nossa cidade.

A beleza dos jovens corpos em movimento, aliada à música, emocionou profundamente o público. Eu fiquei particularmente encantada com o som do violino e do piano, que acompanharam ao vivo os movimentos dos jovens, criando uma atmosfera de rara sensibilidade.

A felicidade começou, para mim, no dia anterior porque reencontrei na minha cidade a irmã do Benvindo, minha amiga há mais de 40 anos. Os nossos encontros são frequentes, e já aconteceram em diferentes cidades e até em aeroportos, mas é em Coimbra que nos sentimos verdadeiramente em casa. Foi aqui que partilhámos muitas horas de basquetebol e de boas gargalhadas. Na manhã de domingo, passeámos à beira‑rio, percorremos as ruas da Baixa e subimos ao Paço das Escolas, para matar saudades de tempos que também foram nossos.

Benvindo Fonseca é uma pessoa de sensibilidade e talento únicos. Transmite uma energia arrebatadora, e o seu sorriso é verdadeiramente contagioso. No final do espetáculo, foi muito bonito ver a alegria dos jovens que com ele trabalharam ao longo de muitas horas de esforço, dedicação e sacrifício. Rodeado daqueles jovens, o meu amigo terá certamente recordado a sua própria juventude e os sonhos que teve a felicidade de concretizar.

É curioso pensar que foi o basquetebol que me levou à dança, mas a verdade é que foi graças à minha amiga basquetebolista que conheci e acompanhei a carreira de um dos maiores bailarinos que o nosso país viu dançar.

Em Coimbra, no último domingo o basquetebol abraçou a dança…

 


  • Diretor: Lino Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM