Na Baixa de Coimbra há toda uma programação para descobrir e desfrutar, com espetáculos musicais na Praça do Comércio, que teve início esta quinta-feira e decorre até outubro. O projeto “Noites de Verão” realiza-se, assim, semanalmente às quintas, sextas e sábados, pelas 21h30, abrangendo o universo do fado e a Canção de Coimbra, o folclore, entre outros ritmos e bandas.
Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo eleger a Baixa “como um território prioritário de intervenção cultural no envolvimento dos agentes locais (comércio local e meio artístico)”. É também intenção “implementar uma programação diferenciadora e impactante”, além de “incorporar e difundir ativamente o meio artístico sediado no concelho e na região de Coimbra”.
Ao longo de dois meses e meio irão passar pela Praça do Comércio projetos como o Fado ao Centro, a Orquestra de Sopros de Coimbra, a Associação Académica da Universidade de Coimbra ou a Associação Cultural Quebra Costas, bem como vários agrupamentos de folclore sediados no concelho. Entre eles o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Ceira, o Rancho Típico de Vila Nova, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Cova do Ouro e Serra da Rocha, o Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova”, o Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras do Almalaguês”, o Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra e o Rancho Típico da Palheira.
Numa lógica de diversidade e inclusão, “e de modo a atingir diferentes públicos”, o programa cultural contempla ainda projetos como The Hickoidins, Salvador D’Alice, Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, António Ataíde, Coimbra Gospel Choir, Cithara, Why you don’t do right?, Django Land, Wipe Out Beat, The Twist Connection, Arcos d’Almedina, Hummingbird ou Supra Soul.
De acordo com o Município, “não faltará também nesta mostra uma presença internacional”. Logo no primeiro dia, as “Noites de Verão” abriram com Chapel Choir Of The Queen’s College, da Universidade de Oxford.
Nesta programação, que termina a 1 de outubro com o festival “Correntes de um só rio”, está inserido o VI Encontro Distrital de Concertinas, Foles e Cantorias de Santa Clara, que se realiza amanhã.
A Câmara Municipal de Coimbra pretende, assim, continuar a apostar na Praça do Comércio “numa lógica de continuidade e de regularidade da sua programação cultural, num estreito diálogo e articulação com o comércio local e as várias entidades que dinamizam a Baixa de Coimbra”.