1 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Noémia Costa e João Baptista são reis no Carnaval da Figueira

21 de Fevereiro 2020

Os atores Noémia Costa e João Baptista, o padre e a “beata” da telenovela “Terra Brava”, são os reis do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz. Com 41 anos de história, este evento assegura muitos dias de grande festa e promete trazer à cidade muitos milhares de visitantes, sobretudo nos dias dos dois grandes desfiles, no domingo e terça feira.

Tal como tem sido habitual nos últimos anos, o Carnaval começou a “mexer” com a cidade logo no início do mês, trazendo a animação caraterística deste evento para as ruas. Os reis do Carnaval chegaram à estação da CP da Figueira da Foz logo no dia 2, a tempo do “baile de abertura da época e apresentação dos padrinhos locais”. No dia 8 foram apresentados os sambas-enredos por parte das Escolas de Samba, que vão desfilar nos corsos de Carnaval na Avenida e, no dia 15, decorreu o ensaio-técnico das Escolas de Samba, na Rua 5 de Outubro, em Buarcos, para afinação de todos os pormenores.

As celebrações têm o seu ponto alto de hoje a terça feira, Dia de Carnaval, altura em que são esperadas milhares de pessoas na Figueira da Foz. Hoje o destaque vai para o desfile infantil que, a partir das 10h00, vai percorrer as ruas, num percurso que vai da Rotunda do Pescador em direção à Ponte do Galante. De acordo com Paulo Gonçalves, membro da Associação Carnaval Buarcos e Figueira da Foz (ACBFF), vão participar mais de 1.500 crianças neste desfile que tem como tema “Ecologia – A Terra está de tanga”, juntando assim um tema sério à brincadeira típica do Carnaval.

Este desfile vai ter, portanto, um forte teor ecológico. A empresa Águas da Figueira, a Câmara e a ACBFF unem-se na promoção da água da torneira. Nesse sentido, a Águas da Figueira vai oferecer garrafas reutilizáveis a todas as crianças, que serão enchidas com água da torneira antes do desfile, incentivando assim o consumo da água da torneira e sensibilizando para a importância de reduzir os plásticos.

Depois deste desfile ecológico, o programa continua amanhã, aguardando-se uma grande noite em Buarcos e Figueira da Foz, com o desfile noturno das Escolas de Samba, a partir das 22h00, na Avenida do Brasil. A animação continua domingo, a partir das 15h00, com o grande desfile na Avenida do Brasil, iniciativa que se repete, à mesma hora e no mesmo local, na terça feira.

Segundo Paulo Gonçalves, está confirmada a presença de mais de 1.000 foliões em cada desfile, desde os membros das três escolas de samba do concelho, aos grupos alegóricos e outros que se associem a estas tardes de grande animação.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM