26 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Município de Poiares quer maior cobertura de saneamento básico no concelho

14 de Janeiro 2022

Ter uma maior taxa de cobertura da rede de saneamento básico no concelho de Vila Nova de Poiares é um dos grandes objetivos do presidente da Câmara, João Miguel Henriques. De acordo com o autarca e também presidente da APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, a taxa ronda atualmente os 31 por cento, valor que está “muito abaixo” daquilo que gostariam e das necessidades que os dias atuais justificam.

Este desejo foi manifestado na segunda feira, durante a cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada de renovação do sistema de drenagem de águas residuais em Cabecinhos, empreitada que será a primeira que a APIN vai desenvolver neste concelho. Trata-se, como afirmou João Miguel Henriques, de “uma obra de extrema importância para o nosso concelho”, a “primeira de muitas” que, segundo o presidente, serão lançadas nos próximos tempos.

“A APIN tem vindo a fazer sucessivamente o lançamento de empreitadas no conjunto dos municípios que integram esta entidade intermunicipal. Foi também esse um dos objetivos para a constituição desta entidade – por um lado melhorar o serviço que é prestado às nossas populações na área do abastecimento de água e resíduos domésticos e, por outro, podermos aceder às oportunidades que, através do PO SEUR, existiam para novos investimentos nesta área e apresentar candidaturas, o que foi feito”, realçou, explicando que se trata de “um conjunto substancial de investimentos para o conjunto dos 11 municípios, alguns deles já a decorrer”.

No caso de Vila Nova de Poiares, este é o primeiro. Não se trata de uma obra de aumento da rede, mas sim de melhoria das redes já existentes. Com um prazo de execução de 10 meses e um orçamento previsto de perto de 500 mil euros, os trabalhos, entregues à empresa Armando & Fátima, preveem a intervenção na rede de drenagem de águas residuais de Cabecinhos, que consiste na construção e substituição dos coletores da rede de saneamento e rede de abastecimento de água, nas povoações de Cabecinhos, Vila Chã, Vale de Vaíde, S. Miguel e Vendinha.

“No fundo vamos alterar rede que já tem muitos anos e que já apresenta muitas dificuldades em termos da resposta que nos dá”, sublinha o autarca, acrescentando que esta será a primeira de “um conjunto de outros investimentos que estão previstos no âmbito da rede de saneamento básico no nosso concelho”. João Miguel Henriques espera que, ainda este ano, “possam ser lançadas mais três obras, um investimento considerável que vai permitir a expansão da rede de saneamento, cuja taxa de cobertura é ainda bastante reduzida face àquilo que são as nossas necessidades e as nossas expectativas futuras”.

A taxa de cobertura em Vila Nova de Poiares ronda atualmente os 31 por cento, valor que o Município quer “rapidamente aumentar” no concelho. O lançamento desta obra assume-se, por isso, como um primeiro passo, um momento que João Miguel Henriques considera “importante” e de “grande satisfação”, quer enquanto presidente da APIN, quer enquanto autarca de Vila Nova de Poiares.

De referir que a APIN é constituída por 11 municípios, mais precisamente Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM