A Câmara de Cantanhede vai implementar um serviço de auditoria interna para contribuir para um melhor desempenho e uniformidade da atuação dos serviços municipais, ajudando a criar valor para o Município.
Este serviço, que está a ser preparado desde junho de 2021, tem como missão definir procedimentos técnicos, disciplinar operações e rotinas, com ênfase nos aspetos relacionados com planeamento, execução, comunicação, relatórios e resultados dos trabalhos”.
No âmbito da gestão pública, trata-se de uma ferramenta de análise da situação real da autarquia e assume uma função de apoio preventivo e corretivo quanto às práticas utilizadas.
“Todas as ações do Município de Cantanhede são auditadas através de vários mecanismos, quer os de ordem financeira, quer os de natureza operacional, mas é evidente que o facto de a autarquia passar a dispor agora de uma equipa que tem funções específicas a esse nível acrescenta valor à sua atividade em todas as vertentes”, explicou a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
No domínio do Sistema de Gestão da Qualidade, a autarquia tem certificados todos os serviços e, por isso, está sujeita a auditorias internas e externas regulares.
A atuação deste serviço deve ser direcionada para as áreas em que há maior probabilidade de riscos, não descurando aquelas em que os riscos são menores.
A autarquia deu ainda nota de que foi efetuada uma auditoria-piloto no serviço de aprovisionamento e armazém do Município, em novembro de 2021, para ajudar na definição da metodologia a seguir para o alargamento da auditoria interna aos restantes serviços municipais.