O Baixo Mondego Motorfestival realiza-se este fim de semana (24 e 25 de junho), no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, com ‘drift’, uma pista de todo-o-terreno, uma exposição automóvel e animação musical.
A oitava edição do evento terá uma componente de exposição com automóveis clássicos, desportivos e carros alterados, já que o conceito é juntar o “clássico com o moderno. “Este ano a novidade é uma pista de todo-o-terreno, também com várias viaturas em demonstração”, disse o presidente da Asphalt Emotion Club, Marco Amaral.
A iniciativa conta com uma vertente de ‘drift’ com mais de 35 pilotos, muitos deles do campeonato nacional, uma zona com mais de 60 expositores ligados ao setor automóvel e uma área de ‘street food’.
“Temos literalmente stands de norte a sul do país. Somos uma associação da Carapinheira [localidade do concelho de Montemor-o-Velho]. Nós procuramos sempre congregar as outras associações e juntá-las a nós. Portanto, temos algumas coletividades, tanto da freguesia como do concelho, a colaborarem connosco”, adiantou.
Os automóveis que vão estar expostos foram selecionados mediante uma inscrição que ocorreu para estar no evento, por isso não é possível que as pessoas participem na iniciativa expondo o seu próprio carro naqueles dois dias.
Este ano, vão estar presentes cerca de 400 automóveis de várias marcas, divididos em exposição, ‘stands’ e provas. O Baixo Mondego Motorfestival é organizado pelo Asphalt Emotion Club em colaboração com a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, e conta com a parceria do Clube Alfa Romeo de Portugal que irá comemorar com um programa próprio para associados, os 113 anos de existência da marca, os 100 anos do modelo quadrifoglio e os 40 anos do modelo alfa 33.
A organização preparou duas surpresas – a presença de uma ceifeira e ainda de ‘hovercraft’ de Fórmula 1. Esta edição permitirá ao visitante votar no seu carro favorito, sendo que o automóvel mais votado vai receber uma lembrança. “O objetivo do evento, no fundo, é promover a nossa terra, o Baixo Mondego, o Centro Náutico, através de um gosto que nós temos, que é os automóveis e os veículos motorizados”, sublinhou, Marco Amaral.
No ano passado o Baixo Mondego Motorfestival atraiu cerca de 15 mil visitantes e dado o ‘feedback’ sentido até ao momento, o presidente da Asphalt Emotion Club perspetiva a vinda de “muito mais gente”. O programa completo pode ser consultado na rede social Facebook do Asphalt Emotion Club e a entrada é de três euros para um dia ou cinco euros para os dois dias.