A Mostra Gastronómica e Feira de Artesanato da Gesteira está de volta, nos dias 29 e 30 de julho, a partir das 12h30, no Polidesportivo da Gesteira, com a culinária, o artesanato e a música como mote.
O certame realiza a promoção da gastronomia local, com a confeção de pratos tradicionais, como o “coelho à Gesteira, chanfana, sopa à lavrador e as febras à Gesteira”, afirma Milene Santos, presidente do Grupo Musical Gesteirense, um dos promotores do evento.
A novidade deste ano é a substituição do bacalhau por jaquinzinhos com arroz de tomate. A alteração é resultado do “preço a que se encontra o bacalhau”, completa. “É por uma questão económica, porque depois, se vamos pedir muito por um prato às famílias, é complicado. Vamos experimentar, é uma inovação, sair um bocadinho do normal, se não é sempre o mesmo”.
Os visitantes podem, ainda, encerrar a refeição com um arroz doce, que também estará à venda nos stands.
Para acompanhar o almoço, há concertos proporcionados por teclistas, tanto no sábado, quanto no domingo. O artesanato local também marca presença no evento, com expositores de residentes do concelho, bem como insufláveis para os mais pequenos.
Além do Grupo Musical Gesteirense, a 9.º edição do evento conta com o apoio da União de Freguesias de Gesteira e Brunhós e da Câmara Municipal de Soure.
A entrada é livre.