É já este fim de semana, 12 e 13, que os claustros do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, vai receber a 3.ª edição da Mostra Nacional de Doçaria Conventual, que acontece a par da 2.ª Bienal de Música do Mosteiro de Lorvão, que acontece até dia 27 de outubro.
Ao todo, ao longo destes dois dias, estarão representadas duas dezenas dos mais famosos e premiados doceiros, de Norte a Sul de Portugal, que prometem muita animação, mas sobretudo muito sabor. De todas as regiões vão chegar os tradicionais doces, no entanto os tradicionais doces conventuais do Lorvão, como é o caso do Pastel de Lorvão ou as Nevadas vão ser presença certa.
“Para além das inimitáveis nevadas de Penacova e dos fabulosos pastéis de Lorvão, teremos os ovos moles de Aveiro, o pão de ló de Ovar e o de Felgueiras, as tortas de Azeitão, o pastel de Tentúgal, o pão de rala, a sericaia, o rançoso, a encharcada e o ensopado de noz de Évora, o queijo do céu de Arouca, as cornucópias, a sopa dourada e as gemas reais de Alcobaça, o Morgado do Bussaco, as templárias, as janelinhas do capítulo e os pampilhos de Tomar, a marmelada de Odivelas, as queijadas de Pereira, as Teresinhas de Guimarães, os licores de Lamego, o Dom Rodrigo de Silves e muito mais”, assegura no presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra.
O autarca destaca a evolução da mostra com a presença de novos doceiros. “Este ano, conseguimos abranger uma representatividade que abrange todo o território continental – é a primeira vez que teremos doçaria do Algarve – e contamos com doceiros e instituições reconhecidas em Portugal e no estrangeiro pela excelência dos seus produtos. É o caso da Confraria da Marmelada Branca de Odivelas, classificada pela União Europeia como produto de Indicação Geográfica Protegida”, salienta Álvaro Coimbra.
Com entradas gratuitas, a 3.ª Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão conta com um vasto programa cultural associado, onde haverá concertos de música clássica – com especial enfoque no órgão de tubos -, recriação do fabrico de palitos de Lorvão, declamação de poesia, workshops de doçaria conventual e palestras.
A mostra de doçaria conventual, que decorrerá num monumento nacional que foi um importante mosteiro e centro de produção de manuscritos iluminados no século XII, servindo depois como mosteiro feminino, vai estar aberta ao público no dia 12 de outubro, sábado, entre as 15h00 e as 21h00, e no dia 13, domingo, entre as 16h00 e as 18h00.
Programa completo da 3.ª Mostra Nacional de Doçaria Conventual
Dia 12
15h00 – Inauguração da Mostra Nacional de Doçaria Conventual
15h30 – Recriação Histórica “Lorvão, Glória de Cister”
16h00 – Mesa redonda: “A influência do Mosteiro de Lorvão na comunidade”
16h30 – Workshop de doçaria conventual
17h00 – Coletivo declamar Poesia
18h00 – Workshop de doçaria conventual
21h30 – 18.º Encontro de Coros de Penacova
Dia 13
16h00 – Recriação do Ciclo do Palito
17h00 – Workshop de doçaria
18h00 – Concerto pelo Conselho Consecutivo da Escola de Artes de Penacova