O Município de Montemor-o-Velho encerrou, de forma temporária, os edifícios municipais, depois de aí ter sido detetada, na sexta feira, “uma situação de particular vulnerabilidade epidemiológica” que se agravou nos dias seguintes. Esta situação levou a autarquia a adotar medidas preventivas e temporárias devido à pandemia da covid-19, mantendo-se em contacto permanente com as autoridades de saúde locais que recomendaram, “de forma urgente e imperiosa, a implementação de medidas preventivas e cautelares que diminuam drasticamente os contactos sociais ou outros de todos os colaboradores e utentes do Município”.
Foi, assim, ativado o plano de emergência municipal na segunda feira, estando o edifício dos Paços do Concelho encerrado até ao final da semana, com suspensão do atendimento presencial, passando o mesmo a ser efetuado exclusivamente por telefone e meios digitais. Também os edifícios municipais do Centro de Alto Rendimento, da Biblioteca, do Arquivo Municipal, do BUPI e do Pavilhão Municipal encerraram temporariamente, devendo esta situação ser reavaliada domingo.
“Para que não haja qualquer prejuízo para os munícipes e utentes dos serviços, os pagamentos e cumprimento de prazos ficam adiados pelo tempo que perdurar este período de exceção”, adiantou o Município. Apelou à “compreensão de toda a população”, esperando que “esta situação seja ultrapassada com a maior brevidade possível”. Recomendou, ainda, a todos os munícipes para que “continuem a seguir rigorosamente as recomendações da Direção Geral de Saúde” e assegurou que, “apesar dos constrangimentos desta situação”, continuam todos – funcionários e Executivo – “ao serviço do Município e dos cidadãos”.