23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Montemor-o-Velho: Convento dos Anjos recuperado vai ter novas funções

11 de Junho 2021

O Convento de Nossa Senhora dos Anjos está a ser recuperado e vai “renascer” com novas funcionalidades, como um espaço museológico moderno. Promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, a recuperação e valorização patrimonial deste monumento contempla todo um novo arranjo urbanístico.

Esta requalificação vai transformar a envolvente do Convento numa ampla praça de receção, com um espaço ajardinado, equipado com mobiliário urbano, articulação pedonal entre o centro histórico e as zonas mais recentes da vila e a criação de bandas de estacionamento.

As alterações contemplam também o interior e vão permitir criar novas dinâmicas sociais. A conservação e restauro vão permitir não só a adequação do edifício às exigências atuais, nomeadamente ao nível da segurança contra incêndio, telecomunicações, aquecimento ou iluminação decorativa e expositiva, mas também ao nível das condições de acessibilidade e mobilidade, fazendo com que o espaço esteja preparado para receber todas as pessoas. No piso térreo, as salas “De Profundis”, antigo espaço de orações antes das refeições e da lavagem das mãos, e do “Capítulo”, utilizada como cozinha e refeitório, vão ter uma nova funcionalidade, dando um particular destaque à promoção cultural e patrimonial, podendo acolher momentos musicais, de debate e partilha. Também os claustros e o jardim vão ser alvo de arranjo, que contempla a reativação da antiga fonte.

O espaço expositivo central do Convento, que vai acolher as coleções do Município, vai ficar localizado no primeiro andar do edifício, com aproveitamento do claustro superior, livraria e antiga zona dos dormitórios. Neste piso será ainda criado um espaço de reserva museológica e sanitários.

Esta intervenção representa um investimento global próximo de 1,3 milhões de euros, sendo apoiado pelo Programa Operacional Centro 2020.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM