13 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Montemor-o-Velho com setor empresarial em evolução

22 de Novembro 2024

Montemor-o-Velho é terra de bons campos agrícolas e tem potenciado cada vez mais essa área, bem como pretende afirmar-se cada vez mais no setor empresarial. Segundo os dados elaborados pela “Informa” para “O Despertar”, o volume de negócios das 50 maiores empresas do concelho chegou aos 560.917 milhões de euros em 2023. Registou assim um crescimento de mais de 34 milhões de euros.

Na listagem disponibilizada (ver página 11) é possível ver que os cinco primeiros lugares permanecem intactos, sem qualquer alteração em relação ao ano anterior de comparação, neste caso ao ano de 2022.

O topo pertence à empresa Empifarma – Produtos Farmacêuticos S.A., com 285 milhões de euros de volume de negócios faturados no ano de 2023. A entidade, que atua no comércio por grosso de produtos farmacêuticos, registou assim um crescimento de cerca de 23 milhões de euros face ao ano de 2022. Para além deste crescimento, a empresa cresceu ainda no número de trabalhadores ao empregar 198 pessoas, mais 14 que no ano transato.

No segundo lugar mantém-se a empresa S & A – Sociedade Industrial de Aperitivos, S.A, que trabalha com a preparação e a conservação de batatas, registando uma faturação de 72,978 milhões de euros. Apesar de estar nesta posição é a entidade que abriga o maior número de trabalhadores com 258, tendo crescido no último ano com mais 16 colaboradores.

A Euromais- Peças e Pneus, LDA, situada em Arazede, ocupa a terceira posição com um volume de faturação de 47,895 milhões de euros, apenas pouco mais de dois milhões a mais que no ano de 2022. A empresa contabiliza 42 postos de trabalho.

Em quarto lugar nesta lista, mantém-se a Lineve, LDA, que não alterou praticamente nada a sua faturação, mantendo-se nos 14 milhões de euros. Embora neste ponto os números não se alterem, já o número de empregos cresceu muito ligeiramente, passando dos 42 para os 48 funcionários.

Com um volume de negócios na casa dos 12 milhões, está a Dias & Filhos – Transportes Internacionais, LDA em quinto lugar. Situada em Areal, possui 116 funcionários a trabalhar na área de transportes rodoviários de mercadorias.

 

Há novas empresas na listagem

Ao longo da listagem é possível constatar que entraram para o ranking das 50 maiores empresas de Montemor-o-Velho sete novas entidades.

Bewed, LDA, dedicada à atividade de mecânica geral, entra diretamente para a 22.ª posição, com uma faturação de 2,754 milhões e 71 trabalhadores. Altura Sugestiva, Unipessoal, LDA, localizada em Pereira, ocupa o 42.º lugar com 1,431 milhão. A empresa na área de restauração sem serviço de mesa tem 15 colaboradores. Duas posições abaixo, em 44.º lugar, encontra-se Vítor Manuel Cavaleiro Rama, Unipessoal, LDA com 1,388 milhão de euros. Logo de seguida estreia-se Diretriz Projetada, Unipessoal, LDA ligada à construção de edifícios com 1,357 milhão. A fechar a tabela, as últimas três posições são também estreias. Em 48.º lugar está Ricardo Miguel Carvalho Santos, Unipessoal, LDA com 1,284 milhão de volume de negócios e é responsável por 22 postos de trabalho. Em 49.º está a Agro-mecânica das Meãs – vendas e reparação de máquinas agrícolas, LDA com 1,258 milhão e a fechar a tabela encontra-se Mano & Ramos, LDA, com atividade na área de pastelaria, que faturou 1,256 milhão de euros. A empresa localizada em Pereira dá emprego a 33 pessoas.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM