O Município de Montemor-o-Velho vai apoiar as instituições e coletividades do concelho com 143 mil euros. Este subsídio insere-se no Regulamento Municipal do Apoio ao Movimento Cultural e Social e destina-se ao apoio a infraestruturas, desenvolvimento associativo, equipamentos e modernização associativa.
Com um valor global de 73 mil euros, o Programa do Apoio ao Desenvolvimento Associativo 2022 vai dedicar cerca de 67.500 euros aos projetos apresentados pelo associativismo com atividade de caráter permanente e continuado nas áreas cultural e de recreio, 3.650 euros aos projetos apresentados pelo associativismo na área social e 3.650 euros para o mérito dos projetos apoiados.
No que concerne aos programas de Apoio a Equipamentos e Modernização Associativa e de Apoio a Infraestruturas, a verba disponível para cada um deles é de 40 mil euros.
A autarquia destaca que o movimento associativo de Montemor-o-Velho tem “uma expressão relevante, contribuindo de forma inequívoca para a sociabilização, construção da identidade e afirmação da cidadania, numa atitude de clara vivência democrática”. Estes apoios visam, por isso, “permitir uma melhor articulação com as associações e instituições e um apoio mais eficaz no desenvolvimento das suas atividades”.