24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Montemor-o-Velho ajusta transportes às necessidades dos alunos

17 de Setembro 2021

O Município de Montemor-o-Velho está a tentar ajustar os horários dos transportes às necessidades dos alunos, de forma a que não se verifiquem, neste início do letivo, os constrangimentos ocorridos no ano passado.

A autarquia recorda que o diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV) garantiu uma adaptação dos horários escolares aos horários definidos com as transportadoras, na reunião de 17 de junho do Conselho Municipal de Educação, quando, por unanimidade, foi dado o parecer favorável do Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2021/2022.

Esta medida, que teve o seu início com um encontro prévio entre o Município de Montemor-o-Velho e o diretor do AEMOV, teve como objetivos evitar as situações verificadas com os transportes escolares no início do ano letivo anterior e dar garantias de que os alunos possam estar nas suas escolas às 8h30 e o regresso, para as suas casas, possa ocorrer às 13h30, 16h50 ou 17h50.

“Com este ajuste, o Município pretende proporcionar um ambiente educativo mais forte, capaz de prevenir também o abandono e insucesso escolares, bem como possibilitar aos/às estudantes uma melhor gestão do seu tempo de estudo e lazer”, realça a autarquia.

O Plano de Transportes Escolares visa garantir transporte gratuito a cerca de 800 estudantes que frequentam os 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário da rede pública do concelho e que nele residem. Prevê também o transporte dos alunos que estejam abrangidos por medidas adicionais no âmbito da educação inclusiva.

Os estudantes do ensino secundário que frequentem escolas fora do concelho beneficiam de uma comparticipação de 50 por cento nos transportes, desde que frequentem uma área de ensino que não esteja disponível no concelho.

****

Transporte a pedido já arrancou em Montemor-o-Velho

Começou a funcionar, na segunda feira, em Montemor-o-Velho, o projeto piloto SIT Flexi – Transporte Flexível a Pedido. Desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra em articulação com o Município, esta iniciativa tem disponíveis duas rotas que funcionam à quarta e sexta feira, procurando facilitar assim o acesso dos munícipes à sede de concelho e aos serviços aí disponíveis, bem como ao apeadeiro de Montemor-o-Velho.

Este projeto tem como finalidade melhorar a ligação de áreas do território de menor densidade demográfica e sem acesso ao serviço regular de transporte de passageiros.

Identificadas com um marco de paragem do projeto piloto SIT Flexi, a Rota 1 faz a ligação da Moita Vaqueira e dos Linhaceiros ao Mercado e ao apeadeiro de Montemor-o-Velho. Já a Rota 2 faz a ligação entre o Mercado e o apeadeiro.

A reserva para o SIT Flexi – Transporte Flexível a Pedido pode ser feita até às 15h00 do dia anterior ao dia da viagem, para o número de telefone 800 200 201 (de segunda a sexta feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30), devendo indicar o serviço pretendido (horas, locais de embarque e de destino).

Este projeto é financiado por fundos europeus, possibilitando que o utilizador pague um valor mais reduzido pelo serviço, sendo o restante suportado pelo Município de Montemor-o-Velho.

Recorde-se que o SIT Flexi é uma solução de transporte eficiente e segura, que se encontra a ser implementada na CIM Região de Coimbra desde 2020, sendo que, após a primeira fase, o serviço poderá ser alargado a outros lugares do concelho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM