Monte Isidro, a nova marca de vinho da Fundação ADFP (Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional), foi apresentada recentemente na adega da entidade, em Miranda do Corvo.
O projeto vitivinícola da instituição, que abrange as regiões Terras de Sicó e Beira Interior, nasceu na herdade de Monte Isidro, em Alpedrinha.
Segundo o enólogo da Fundação, Gonçalo Moura da Costa, o vinho tinto “2016 Monte Isidro Reserva” é feito com base nas castas Alfrocheiro, Rufete e Touriga Nacional num estágio de seis meses em barricas de carvalho francês.
Este vinho que “realça o espírito da instituição – mãos que se unem por um bem maior” – foi concebido por colaboradores, pessoas com deficiência, pelo engenheiro Daniel Fernandes (que acompanhou toda a vindima), Antero Silvano (vinificação e consultoria) e pelo enólogo Gonçalo Moura da Costa (acabamento, afinamentos e engarrafamento).
Jaime Ramos, presidente da Fundação ADFP, anunciou que a entidade pretende criar condições para instalar uma pequena adega no Fundão, em duas propriedades com cerca de 60 hectares.
O nome Monte Isidro é inspirado não só no nome da herdade, mas também no Santo Isidro, padroeiro dos agricultores.
Este ano, também foi lançado um azeite com a mesma marca e com colheitas feitas a partir da respetiva herdade.
De referir que estiveram presentes na apresentação do novo vinho a Confraria do Vinho de Lamas, a Confraria da Geropiga dos Moinhos, a Real Confraria da Cabra Velha, a Real Confraria da Matança do Porco e Confraria de Ungulados, Javali e Castanha bem como dirigentes, colaboradores e amigos da Fundação.