O Executivo da Câmara de Mira aprovou, na reunião da semana passada, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de requalificação energética da Piscina Municipal de Mira. De acordo com a autarquia, “a intervenção na infraestrutura municipal visa a melhoria da eficiência energética da piscina, incluindo trabalhos como a instalação de uma caldeira a biomassa, para aquecimento da água da piscina; um sistema de desumidificação e, ainda, sistemas técnicos auxiliares (Eletrobombas e GTC)”. O investimento contempla também a instalação de painéis solares térmicos e fotovoltaicos para aquecimento das águas sanitárias e alimentação elétrica do edifício.
A intervenção, que ascende a cerca de 550 mil euros, irá ser cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020 e terá início previsto para o começo do próximo ano de 2022.
Será, ainda, realizada a alteração de toda a iluminação por equipamentos mais eficientes e a cobertura do plano da água. “A intervenção que vai ser feita na piscina é muito importante porque falamos de um edifício já antigo, a precisar de remodelação. Num ano recuperaremos o investimento efetuado, o que se traduz numa poupança energética muito grande e positiva, tanto do ponto de vista económico quer ecológico”, explica o presidente da Câmara, Raul Almeida.