23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mira celebra S. Tomé com muita festa e tradição

19 de Julho 2019

Começam amanhã as tradicionais festas em honra de S. Tomé. Promovidas pela Câmara Municipal de Mira, as festividades procuram envolver todo o concelho e voltam a assegurar seis dias de muita festa, onde não vão faltar as tasquinhas, os espetáculos musicais, exposições e muitas outras diversões.

Com muitos séculos de história, as festas são inauguradas amanhã, às 11h00, no Jardim do Visconde e, de acordo com a autarquia, para além de festejarem o Santo Padroeiro de Mira, pretendem também “animar o centro da vila, mantendo e valorizando as tradições”, e promover “atividades de animação cultural, ambiental, desportiva, recreativa e de lazer”, nesta época de verão.

Tal como manda a tradição, as festas têm entrada livre, convidando todos a desfrutar do vasto programa que volta a conciliar as celebrações religiosas com a animação. Abrem, desta vez, ao sábado, um dia que, como realçou o presidente da Câmara, Raul Almeida, é “dedicado às famílias”, que podem visitar as festas, almoçar, passar uma tarde divertida e desfrutar da animada noite.

As tasquinhas continuam a ser uma das grandes atrações da festa. Dinamizadas pelas coletividades locais, vão apresentar aos visitantes alguns dos pratos e petiscos típicos da gastronomia da região, numa mostra de sabores que inclui os produtos de terra e mar.

Pensada para toda a família, a festa não esquece também os mais novos, assegurando muita diversão e também um Festival de Insufláveis, entre outras atrações.

A nível musical o destaque vai para os concertos de Miguel Araújo (amanhã), Jáfumega (segunda) e Toy (quarta), a par com muitos outros artistas e grupos que asseguram muita animação diária, não faltando os sempre animados e muito concorridos bailes. No domingo a noite vai ser de fado, com a atuação dos grupos Nocturno e Àcapella; na terça feira há magia com João Pessoa e Gonçalo Lopes; e na quinta feira atuam as filarmónicas Ressurreição e União de Músicos, ambas de Mira, seguindo-se um espetáculo piromusical.

O programa religioso continua a ser também um dos pontos altos das celebrações, com os eventos a sucederem-se durante os vários dias e a terem o seu maior esplendor na quinta feira, com a celebração de missas às 9h00, 10h30, 12h00 e às 16h00 na igreja matriz, sendo esta última seguida de grande procissão.

Durante estes dias de festa, os visitantes vão poder assistir também a várias atividades culturais e desportivas, como encontros de coros, arruadas, atuações de tunas, passeio de motorizadas antigas, futsal, entre muitas outras atividades. Destaque também para os Dias das Freguesias, que vão trazer as tradições de cada freguesia para as festas de S. Tomé, com atuações dos grupos, demonstrações de artesanato, teatro e outros eventos culturais e até uma simulação de acidente de viação e desencarceramento e uma reconstituição de uma feira medieval.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM