O Município de Mira realizou, esta semana, ações de sensibilização com vista à conservação das casas gandaresas. Destinadas aos municípios e dinamizadas no âmbito do projeto Gândara TourSensations, estas sessões pretendem sensibilizar as comunidades locais para a importância e conservação destas habitações, enquanto ativo distintivo do território.
No total, a Câmara realizou ações de sensibilização em todas as freguesias do concelho – Seixo, Praia de Mira, Carapelhos e Mira.
A casa gandaresa é a habitação típica da região das Gândaras, onde se encontra inserido o concelho de Mira. A tipologia da casa apresenta uma fachada constituída por um motivo típico: janela-porta-janela, portão e, nesse caso, novamente janela, que noutras variantes podia ser um postigo. Sendo que todos estes elementos eram emoldurados em cantaria. Construída em adobes de cal e areia, secos ao sol, a construção está centrada em torno de um pátio interior para o qual toda a habitação, celeiros, currais e galinheiros estão virados, num notável exemplo da racionalização entre o espaço doméstico e o das atividades agrícolas e de criação de gado. “A preservação desta casa típica gandaresa permite às gerações vindouras conhecer melhor o modo de vida dos seus antepassados, as suas vivências diárias, as suas crenças e, por fim, a sua história”, refere o Município no seu site.